sábado, 13 de outubro de 2012

12 outubro: panfletos e pichagens invadem El Aaiun no dia da Unidade Nacional Saharaui



A cidade de El Aaiun amanheceu com as suas ruas cobertas por centenas de panfletos e grafitis nas paredes da cidade como motivo do dia da Unidade Nacional Saharaui — o 12 de outubro.

A operação foi levada a cabo durante as 24 horas anteriores com uma profusa distribuição de centenas de panfletos, pichagens nas paredes e muros e a colocação de dezenas de bandeiras nacionais saharauis em sedes de instituições e edifícios da administração da ocupação marroquina. Foram muitos os bairros que foram alvo desta operação de ativismo contra o regime marroquino, mas em particular o bairro El Inach, o bairro El Auda, Bucraa, La paz, Hizam, o subúrbio de Maatala, o mítico bairro de Zemla, Casa Piedra e o Aeroporto.

A ampla agitação teve por objetivo comemorar o 37.º Aniversário do Dia da Unidade Nacional Saharaui, surgida após a dissolução das Cortes saharauis (Yemaa) que representavam a ex-colónia nas Cortes da Espanha Franquista e a adesão de todo o povo saharaui em torno do seu único e legítimo representante, a Frente Polisario.


Face a estas mobilizações na cidade, as autoridades marroquinas de ocupação mobilizaram os seus agentes policiais e dos serviços secretos, revelando as suas leis marciais através da montagem de barricadas de controlo dispersas toda a cidade e investindo a sua violência contra a população como forma de intimidação.

*Fonte: Rede Informação Radio Maizirat e Poemario por un Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário