quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Suécia vai a reconhecer a República Saharaui?




A Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Sueco aprovou hoje uma proposta do Partido de Esquerda em que se apela ao Governo sueco que reconheça a República Árabe Saharaui Democrática (RASD).
 
A  resolução será apresentada para aprovação no plenário do Parlamento sueco até ao fim do mês, a fim de que se aprove o reconhecimento formal da República Saharaui.
 
“Estou satisfeito e orgulhoso de que nossa proposta de reconhecimento do Sahara Ocidental finalmente tenha sido aprovada. A esquerda sueca tem trabalhado contra a ocupação marroquina do Sahara Ocidental desde há décadas. Portanto, é particularmente bom ter hoje este sucesso”, diz Hans Linde porta-voz de política externa do partido.
 
O  representante da Frente Polisario na Suécia considera que a adoção desta resolução pela Comissão dos NE do Parlamento sueco é uma etapa que irá reforçar o reconhecimento formal do Estado saharaui na Europa.
 
“O reconhecimento significa que a Suécia irá enviar um sinal claro para o povo do Sahara Ocidental — mas também para Marrocos —, de que não aceitamos a ocupação do Sahara Ocidental. Isso faz com que a Suécia se torne um país líder na UE quando se trata de defender o direito internacional”, afirma Hans Linde.
 
Fundado em 1917, o Partido da Esquerda (Vänsterpartiet) ocupa 19 dos 349 lugares do Parlamento sueco e tem um eurodeputado entre os 20 deputados suecos eleitos para o Parlamento Europeu.

Fonte: vansterpartiet.es (site do Partido da Esquerda sueco) e SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário