sábado, 22 de dezembro de 2012

Comunicado da família Dambar no 2º aniversário do assassinato de Said



Hoje, 22 de dezembro de 2012, cumprem-se dois anos do assassinato indiscriminado do Mártir Saharaui SAID DAMBAR às mãos da polícia marroquina. Um assassinato cobarde que ceifou a sua juventude (26 anos) deixando atrás de si uma família destroçada. Uma mão assassina que apertou um gatilho e apagou a luz de um jovem e lançou para a desgraça toda uma família. Que depois de pedir explicações iniciou um terrível calvário que ainda perdura.

O governo marroquino, longe de aclarar o sucedido, limitou-se a enviar os seus verdugos (agentes sem escrúpulos) à casa da família Dambar, cujos membros foram agredidos no seu próprio domicílio apenas porque pediram explicações sobre o sucedido. Agrediram toda a família, irmãs, mãe, pai, de 85 anos, e todas as pessoas que nesse momento dramático lhes prestavam os seus pêsames. Destruíram a casa e as agressões foram inumanas e de uma enorme selvajaria. Um assalto a uma casa de uma família humilde e indefesa cujo único delito foi preguntar pelo seu filho assassinado.

Este é o “modus operandi” de um governo invasor e criminoso que despreza o ser humano. O pai de SAID faleceu após muito sofrimento e ao ver com os seus olhos como assaltavam a sua casa e batiam na sua família com uma agressividade totalmente desproporcionada. À família é-lhe recusado trabalho, é acossada permanentemente, ameaçada por todos os meios que não são poucos, já que falamos de um governo com todos os meios de repressão ao seu alcance.

Esto é um triste exemplo do sofrimento indescritível que padece o povo Saharaui nas zonas ocupadas, enquanto o mundo vira os olhos para outro lado, um povo que está sendo literalmente massacrado sem que por ele nada se fala. Para que acabe a construção dos milhares de fogos para colonos marroquinos nas zonas ocupadas.

Marrocos aproveita-se da nossa caraterística de povo pacífico para fazer uma limpeza étnica. O povo sofre em silêncio e sem mais testemunhos que o seu próprio sofrer.

O corpo do Mártir SAID DAMBAR foi retirado ilegalmente da morgue do hospital e desconhece-se o lugar para onde foi levado pelas autoridades marroquinas. A sua família não lhe pode dar uma sepultura digna.

Pedimos uma investigação internacional neutral e a proteção da população Saharaui, ante este role de atropelos e atrocidades inqualificáveis. Fazemos um apelo desesperado ao mundo, antes que seja demasiado tarde.

Fazemos um apelo à Comunidade Internacional, às Organizações Defensoras dos Direitos Humanos, ao Tribunal Internacional de Haia, à O.N.U, à União Europeia e a todas as Instâncias Internacionais que intercedam junto do governo marroquino para que este ponha fim ao sofrimento do povo saharaui.

Pedimos à MINURSO um papel mais ativo como força de proteção da O.N.U que, até agora, tem sido passivo e simplesmente presencial.

a) Que os responsáveis das torturas, desaparecimentos forçados, assassinatos se sentem no banco dos réus do Tribunal de HAIA, com todas as garantias, e respondam por crimes contra a humanidade.

b) A proteção dos defensores dos direitos humanos nas zonas ocupadas do SAHARA OCIDENTAL.

c) A proteção da família DAMBAR.

d) Saber do paradeiro de todos os presos de consciência.

e) A realização de um referendo de autodeterminação, segundo o acordado no cessar-fogo de 1991. Que se cumpra a legalidade internacional.

f) O boicote à compra das riquezas espoliadas do Sahara Ocidental, incluindo o pescado, os fosfatos, os produtos agrícolas, etc…

Queremos, para finalizar, agradecer de todo o coração a solidariedade de todas as Organizações, Instituições, pessoas, ao Espaço Sahara Lanzarote e ao povo canário irmão que nos acolheu de braços abertos durante estes 37 anos de exílio involuntário fora da nossa terra e separados da nossa família e da terra que nos viu nascer. A nossa desgraça é a vergonha da comunidade internacional.

A nossa arma é a PALAVRA LIBERTADE.

BASTA DE MAIS GENOCÍDIO CONTRA o POVO INDEFESO.

MUITO OBRIGADO DE TODO O CORAÇÃO EM NOME DO POVO SAHARAUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário