quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Verde Esperança ou Verde Independência?




O meu avô Mohamed, é um senhor que há 38 anos vivia na região de Rio de Oro, no sul do Sahara Ocidental. Este território estava sob o protetorado espanhol e, posteriormente, foi invadido de forma ilegal por Marrocos. Mohamed viu-se obrigado a deixar tudo e a fugir, exiliando-se junto com toda a sua família na Hammada argelina, que é um dos piores desertos, árido e pedregoso. Ele sempre foi um beduíno, amante da natureza e do verde da natureza.

Era nómada, indo de um lugar para outro, em busca do verde, o verde que dependia da chuva: É um filho das nuvens. Hoje, ele tem mais de cem anos de idade, e continua a manter-se vivo graças ao leite de camela, de cabra e de ovelha. Apesar de sua idade avançada, não perde a esperança, está plenamente convencido de que um dia irá viver na sua terra livre e verde.

O verde é a cor dos saharauis, porque representa a esperança de que vivem dia a dia  e leva-os a lutar com o objetivo da independência, que está representada com a essa mesma cor na sua bandeira, pelo que simboliza de paz e de felicidade.

Ebbaba Mohamed

Fonte: Colectivo Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário