quarta-feira, 3 de julho de 2013

Detido e agredido jornalista saharaui


Mohamed Jer, membro da Equipa de Informação nos Territórios ocupados, foi detido e agredido em El Aaiún pelas forças policiais marroquinas na passada 2.ª feira.

O jornalista foi insultado e humilhado por agentes marroquinos da administração de ocupação pela sua participação e cobertura das maciças manifestações que ocorreram em El Aaiun no passado mês de maio.

Mohamed Jer foi levado para as dependências da Segurança marroquina na cidade e interrogado durante 3 horas seguidas. O jornalista relata que foi manietado durante todo esse tempo de detenção nas instalações policiais atá às 5 horas da manhã, altura em que foi posto em liberdade. Os agentes marroquinos ameaçaram-no de represálias caso prossiga o trabalho de informação contra o regime ocupante.

Vários outros jornalistas saharauis têm sido perseguidos pelos serviços policiais marroquinos, sendo alvo de vigilância e de confiscação das suas ferramentas de trabalho, com ameaças e represálias às suas famílias. Os jornalistas saharauis denunciam esta política de intimidação e de obstrução à liberdade de expressão e ao libre exercício ca profissão de informar e dar a conhecer as atrocidades que o regime ocupante leva a cabo contra a população saharaui.


Fonte: Poemario por un Sahara Libre / UPES

Sem comentários:

Enviar um comentário