sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Presidente do Conselho Nacional Saharaui denuncia apoio de Marrocos ao terrorismo

 

O presidente do Conselho Nacional Saharaui e chefe da delegação negociadora com Marrocos, Adduh Jatri, denunciou esta semana em Boumerdes (Argélia), o “apoio” de Marrocos ao terrorismo para desestabilizar a região e obstaculizar o processo de solução do conflito do Sahara Ocidental.

“Marrocos acolhe terroristas e grupos criminosos que atuam no norte do Mali e em algumas partes de África, são os mesmos terroristas que prepara para a execução de ataques terroristas para desestabilizar a região e obstaculizar o processo de solução do conflito do Sahara Ocidental, em conformidade com a legalidade internacional”, afirmou Adduh Jatri durante uma conferência na Universidade de Verão para os Quadros da República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

“As autoridades marroquinas estão por detrás da formação do grupo terrorista MUJAO (Movimento para a Unidade e a Jihad na África Ocidental), para debilitar a posição do Estado saharaui”, isso reflete-se – explica - “na operação de sequestro de cidadãos ocidentais nos acampamentos de refugiados saharauis e os ataques contra interesses de alguns países da região, nomeadamente a Argélia”.

Adduh Jatri assegurou a determinação da RASD de fazer frente a estas “chantagens marroquinas” através da capacidade do seu exército, da cooperação em matéria de segurança entre o Estado saharaui e os países da região e os organismos da União Africana (UA).

Terroristas do MUJAO no norte do Malí

O Presidente do Conselho Nacional referiu que a proposta marroquina de autonomia é uma “perda de tempo” e contraria aos esforços da comunidade internacional para encontrar uma solução justa e duradoura para a questão, afirmando que “não há futuro para os saharauis sem a plena independência”.

“Se Marrocos vier a aceitar a opção da independência, o Estado saharaui está disposto a negociar com Marrocos os interesses bilaterais, incluindo no plano económico e a proteção dos colonos marroquinos no Sahara Ocidental”, acrescentou.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário