quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Assa Zag : vídeo mostra que a polícia abateu jovem manifestante saharaui


A mãe de Rachid Chine [Adaich Rachid Uld El Mamun], um jovem abatido pela polícia, confirmou a morte do seu filho de 20 anos de idade. O jovem sucumbiu aos ferimentos. A mãe de Rachid Chine afirmou que a bala de borracha, que ela guardou, perfurou o corpo do seu filho em confrontos entre manifestantes e forças de segurança nas ruas de Assa Zag (sul de Marrocos).

No vídeo que apresentamos, vê-se distintamente como se desenrolou a manifestação, manifestantes saharauis que gritavam «hourria, hourria» (liberdade, liberdade), depois o som dos disparos e o jovem Rachid Chine cai por terra, baleado nas costas. Os seus camaradas transportam o seu corpo ensanguentado gritando «ele morreu, ele morreu», mas na realidade ele ainda não tinha falecido.

Depois vemo-lo agonizante, por terra, numa grande poça de sangue. Depois uma foto mostra o seu corpo envolto numa cobertura.

As autoridades marroquinas, que desmentiram «categoricamente» o uso de balas reais por parte das forças de manutenção da ordem», tentam apresentar este verdadeiro assassinato como um assunto de direito comum. Segundo essa, versão, Rachid Chine teria sido «encontrado» numa avenida. Insinuando-se que teria falecido na sequência de um ferimento com «um objeto pontiagudo» «ao nível do coração».

Ou seja, as autoridades marroquinas insinuam que ele teria sido morto na sequência de uma briga…

No entanto, neste vídeo podemos ver que os argumentos das autoridades marroquinas são enganosos. O videoamador que filmou a cena mostra os últimos minutos de vida de Rachid Chine. Vemo-lo correr e colocar-se de linha de mira de uma furgoneta da polícia que se afasta e para não muito longe do local onde o jovem entra em colapso. Não se vê nenhuma briga entre jovens com «objetos cortantes»…

Por que razão a polícia disparou sobre alguém que não constituía, como se pode ver no vídeo, nenhuma ameaça? É uma boa pergunta para colocar ao ministro da Injustiça e da Falta de Liberdades, o advogado islamita El Mostafa Ramid.




Ministério dos Territórios Ocupados e das Comunidades da RASD condena assassinato do jovem saharaui

“O Ministério dos Territórios Ocupados e das Comunidades condena energicamente a violência cega e os métodos utilizados como gases lacrimogéneos, balas de borracha, invasão de domicílios e de bairros por parte das forças marroquinas”, refere o comunicado.

O jovem faleceu na cidade de Assa, onde se produziram confrontos entre a população e os militares que, segundo ativistas saharauis, sitiaram a localidade com um saldo de trinta feridos.


De recordar que no dia 24 de setembro de 1992 (há onze anos atrás), a população saharaui da cidade de Assa realizou uma histórica manifestação em que exigiu o seu direito à liberdade e à independência.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário