segunda-feira, 14 de outubro de 2013

FiSahara: o filme “Regresso ao Sahara Ocidental” ganha a “Camella Blanca”


Dakhla  (acampamentos de refugiados saharauis) - A película “Regresso ao Sahara Ocidental”, do sul-africano Milly Moabl, ganhou a “Camella Blanca”, o máximo galardão do Festival de cinema FiSahara.

O segundo prémio foi para  ”Pátria dividida” uma longa-metragem produzida por estudantes da escola de cinema Abidin Kaid Saleh e o terceiro prémio foi ganho pelo cineasta marroquinoNadir Bouhmouch com o filma “O Meu Makhzen & Eu”.

O Fisahara  que terminou a sua 10.ª edição este sábado na wilaya de Dakhla rendeu homenagem às mulheres saharauis  e aos direitos humanos em todo o mundo.

Na cerimónia de encerramento desta 10.ª edição do Festival de Cinema, a ministra da Cultura saharaui destacou o papel ativo do cinema ao serviço  das causas de libertação, apelando a todas as delegações participantes a “transmitir a palavra do povo saharaui à comunidade internacional a fim de garantir o seu direito à livre determinação”.

O Festival de Cinema do Sahara (Fisahara) realizou-se de 8 a 13 de outubro na wilaya de Dakhla sob o lema “10 anos ao serviço da solidariedade e da defesa dos direitos humanos”. Nele tomaram parte mais de 320 participantes de 20 países entre cineastas, diretores e meios de comunicação e ativistas de diferentes nacionalidades.

Foram exibidas 65 produções cinematográficas, delas 25 películas abordaram a questão saharaui.


13/10/13 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário