sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ali Amar escreve novo livro contra o rei Mohamed VI





"Le crépuscule d’un roi" é o título do livro de Ali Amar. Num exclusivo mundial, a revelação de um livro surpreendente que introduz ficção científica, histrionismo, assédio e mentiras no ensaio jornalístico".

"Este livro conta a história premonitória do anuncio de uma queda. O fim brutal de um reino, mas também muito provávelmente o de uma dinastia fundada no século de Luís XIV." Assim começa o terceiro livro de Ali Amar, intitulado "O Crepúsculo de um Rei", e cujo lançamento pela editora Calmann-Lévy está prevista para os primeiros meses de 2014. Nas 250 páginas do livro, Ali Amar prevê o fim do reinado do rei Mohammed VI e a queda da monarquia alauíta. Ao longo de seu livro, Amar desfia as suas previsões num tom imperativo performativo.


Amar tem o cuidado de não nos dizer qual o oráculo consultado para escrever o seu livro, mas serve-nos as suas profecias como factos inevitáveis​​. Exemplo: "A grande surpresa no mundo árabe virá de Marrocos onde, ao contrário das aparências, a monarquia alauíta está em declínio.

E o seu fim arrisca-se a ser trágico, mergulhando o país num terrível caos que ninguém ainda parece acreditar, ou medir as consequências para as próximas décadas." Frases apocalípticas como ests são profusas. Qualquer leitor marroquino, à leitura do livro, terá apenas um desejo: esconder-se, fechar as portas e janelas ou correr para se refugiar no Atlas no topo de uma montanha, porque Ali Amar prevê peste, cólera, a invasão do mar, as cheias dos rios e o dilúvio sobre Marrocos. Ele não teme o ridículo para nos assustar.

http://le360.ma/fr/societe/ali-amar-sort-un-nouveau-livre-contre-le-roi-mohammed-vi-7509

Sem comentários:

Enviar um comentário