terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Militares marroquinos das FAR uniformizados de polícias, com o apoio de forças auxiliares e antidistúrbios, controlam os bairros e ruas da cidade ocupada de El Aaiun


O vice-presidente do Comité de Apoio ao Povo do Sahara Ocidental (CODAPSO), Hamad Hammad, informou esta manhã em El Aaiun que Marrocos mobilizou o seu exército, travestindo-o em agentes uniformizados de polícias que, auxiliado pela gendarmaria e forças antidisturbios nos distintos bairros e ruas da cidade, procura sufocar a intensificada sublevação contra o regime de ocupação nas quatro cidades saharauis ocupadas: El Aaiun, Smara, Bojador e Dakhla.

Hamad Hammad afirmou que o regime marroquino, para esta operação, montou e construiu vários quartéis fora da cidade para concentrar este dispositivo militar camuflado por agentes uniformados de polícias e de agentes à paisana. O vice-presidente do CODAPSO informou que a norte da cidade se encontra um destes quartéis, a que os marroquinos chamam Lgkashla, perto da localidade de Echera, que fica a 15 quilómetros de El Aaiun. O outro quartel encontra-se nos antigos edifícios da época colonial, que antigamente albergavam os recrutas na era espanhola, muito perto do bairro de Palco e do antigo cinema Las Dunes, onde estão agora colocadas as forças dos GUS, Grupo de Unidades Especiais.
 
Hamad Hammad
O defensor dos direitos humanos, estima que os efetivos deste destacamento militar nas cidades do Sahara superam o número de agentes e militares estacionados na própria cidade de marroquina de Casablanca.

Hamad Hammad informou também que ontem, segunda-feira, das 20:30 às 22:00 GMT, se organizaram de forma espontânea duas manifestações na freguesia de Bucrá (Guilladet Bucrá) e no bairro Polco. Os manifestantes gritaram palavras-de-ordem contra a ocupação marroquina, as violações que comentem no território e empunharam bandeiras saharauis. Os manifestantes enfrentaram duramente os dispositivos policiais, do exército e das forças auxiliares durante mais de uma hora. A gravidade destes acontecimentos levou a que a televisão marroquina de El Aaiun difundisse nos seus telediários imagens das manifestações. A intensificação destes levantamentos pacíficos contra o regime marroquino está ocorrendo nas quatro cidades saharauis ocupadas, e cada vez ganham maior amplitude.

El Aaiun/Sahara Ocidental, territórios  ocupados

Fonte: CODAPSO

Sem comentários:

Enviar um comentário