segunda-feira, 7 de abril de 2014

«A semente da verdade»



Fuente: Hegoa: Videos
Este vídeo acompanha o livro "Meheris: la esperanzaposible" que revela os achados de uma equipe de pesquisa, laboratório forense e genética da Universidade do País Basco, num caso de pessoas desaparecidas em Fadret Leguiaa, perto de Mehiris e Amgala, em fevereiro de 1976.

É o resultado de uma extensa pesquisa que teve início com um estudo sobre a questão geral de violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental, publicado em 2012 pelo instituto Hegoa da Universidade do País Basco, sob o título "O Oásis da Memória: Memória Histórica e Violações dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental ", e que teve a sua continuidade na investigação de alguns casos de detidos e desaparecidos na época.

Ele inclui a reconstrução de um caso com base nos testemunhos dos familiares dos desaparecidos e na constatação dos factos. O estudo antropológico e genético forense. Assim como as bases jurídicas das exumações e procura dos desaparecidos no Sahara Ocidental.

Os resultados apontam tanto para a veracidade dos factos como para o apoio às reclamações das famílias para o reconhecimento das suas vítimas, justiça e reparação. O respeito pelos direitos humanos é a base da solução política para o conflito no Sahara, incluindo o direito à verdade e à dor das famílias de mais de 400 pessoas ainda desaparecidas.
                                                                                                                                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário