sexta-feira, 9 de maio de 2014

10 de maio (1973-2014): Frente POLISARIO, 41 anos de luta para que o Povo Saharaui possa escolher livremente o seu destino…




A Frente Popular de Libertação do Saguia El Hamra e Rio de Ouro (Frente POLISARIO) foi constituída como continuadora do Movimento para Libertação do Sahara, de finais da década de 1960, dirigido por Mohamed Bassiri, morto às mãos da polícia territorial espanhola na sequência de uma manifestação em 1970, na cidade de El Aaiún, em que vários saharauis foram assassinados pela Legião Espanhola.

A Frente surge pela vontade de vários grupos de saharauis (estudantes em Marrocos, trabalhadores e soldados do Sahara espanhol, refugiados na Mauritânia) que, a 10 de maio de 1973, na localidade de Zouérate (Mauritânia), decidem criar a organização com o propósito de alcançar a independência do território do domínio colonial espanhol. O seu 1.º secretário-geral foi Brahim Gali, desertor do Exército espanhol — e atual embaixador da RASD na Argélia. 10 dias passados sobre a constituição da POLISARIO, tem lugar a primeira ação armada contra o aparelho militar colonial espanhol.
 
El Ouli Mustapha Sayed, fundador e lider da Polisario
morto em combate em 1976
A 5 de maio de 1974, El-Ouali Mustafa Sayed, ex-estudante numa universidade marroquina é eleito secretário-geral da Frente Polisario no seu 2.º Congresso e, a 27 de Fevereiro de 1975, primeiro Presidente da República Árabe Saharaui Democrática autoproclamada nesse dia pelo abandono oficial da antiga potência colonial. El Ouali viria a morrer a 9 de junho de 1976 no campo de batalha, às portas da capital da Mauritânia, o outro país que, com Marrocos, pretendia partilhar o território saharaui mas que acabou por abandonar o conflito derrotado militarmente pela POLISARIO.



Desde então, muitas batalhas e lutas se sucederam, muitos anos se passaram desde que, em 1991, a ONU conseguiu a paz entre as partes – Marrocos e a Frente POLISARIO –, criou a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) e prometeu que, num período, de 6 meses, iria ouvir a vontade da população saharaui relativamente ao estatuto político do território.




A 10 de maio de 2014, não obstante todas as manobras e obstáculos interpostos por Marrocos, não obstante os apoios e coberturas da França, a cumplicidade objetiva de Espanha, o objetivo maior que esteve na base da fundação da POLISARIO em 1973 — dar a possibilidade ao Povo Saharaui de se pronunciar quanto ao seu destino — está inegavelmente mais próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário