domingo, 4 de maio de 2014

“Legna: habla el verso saharaui” ganhou o prémio Camela Branca do FiSahara




A 11.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Sahara elegeu os premiados. O prémio máximo do festival —  a Camela Branca — foi para o documentário “Legna: habla el verso saharaui”, de Juan Robles, Bahia Awah e Juan Carlos Gimeno.



O FiSahara é uma iniciativa da Coordenadora Estatal de Associações Solidárias com o Sahara (CEAS-Sáhara) [Espanha]. O seu objetivo é denunciar ante a comunidade internacional a situação em que vive a população refugiada saharaui e levar a cabo propostas educativas e culturais através do cinema.

O documentário foi escolhido como a melhor produção cinematográfica desta edição, seguida pelo documentário do realizador americano, Clint Eastewood que conta a história do líder sul-africano Nelson Mandela e o seu combate de toda a vida contra o apartheid.

O terceiro prémio foi atribuído ao documentário ‘Dirty Wars’ do americano David Riker. E os prémios de curtas-metragens foram concedidos aos saharauis da Escola de Cinema Gaid Abidin Saleh, Halima Ahmed Mohamed e Zahra Saleh. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário