quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bojador: Jovem saharaui morre em consequência de explosão de mina



  
O jovem pastor saharaui Abdellahi Eljarshi, de 31 anos, faleceu esta segunda-feira vítima da explosão de uma mina antipessoal, na zona conhecida como El Madelshiat, a 50 km a Leste da cidade costeira de Bojador, a noroeste do Sahara Ocidental e a 180 km de El Aaiún, capital ocupada.

Eljarshi, solteiro e com toda a vida à sua frente, foi surpreendido pelo rebentamento de uma mina quando pastorava o seu rebanho longe da cidade. O seu corpo ficou estendido no deserto até ser encontrado já sem vida.

Embora ainda não se saiba em pormenor as circunstâncias do acidente, é do conhecimento geral que a zona onde se produziu a explosão se encontra a escassos metros do primeiro dos seis troços do Muro Marroquino no Sahara Ocidental, que fecha a sul do Cabo Bojador parte do que hoje constitui o segundo muro mais extenso do mundo, após a Muralha da China, com 2 720 km comprimento.  

Trata-se de uma zona onde os acidentes são frequentes, pois para além da pesca, a criação de gado é a principal fonte de rendimentos da sociedade saharaui em Bojador. Os pastores nómadas, que saem sozinhos com o seu rebanho, pisam estas minas assassinas e têm muito poucas opções de sobreviver no deserto, onde normalmente morrem em consequência de hemorragias tremendas causadas por amputações ocasionadas pelas minas nas extremidades inferiores.

"Torna-se muito complicado obter informação sobre estes acontecimentos, porque no território ocupado oculta-se tudo quanto se refere à denúncia da existência deste muro, rodeado por milhões de minas terrestres, munições de fragmentação e outros explosivos de guerra abandonados depois da guerra, que terminou em 1991", informa a organização Dales Voz a las Víctimas.


 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário