sábado, 25 de outubro de 2014

Itália : Senado aprova duas moções de apoio ao Sahara Ocidental




Rome (Itália), 23 out 2014 (SPS) Duas moções de apoio a favor da causa saharaui foram aprovadas pelo Senado da República italiana.

As suas moções instam o governo italiano a "empenhar-se" a nível internacional para que o mandato da MINURSO seja atualizado com base nos mais recentes modelos aprovados pelo Conselho de Segurança, incluindo nomeadamente as tarefas específucas em matéria dos direitos humanos, mencionam as resoluções.

O Senado italiano pediu igualmente ao governo do seu país para "tomar a iniciativa" em favorecer a retoma das negociações diretas sob a égide das Nações Unidas entre o Reino de Marrocos e a Frente Polisario, a fim de se alcançar, no "mais curto espaço de tempo possível", uma solução conforme com as resoluções da ONU que respeitam ao direito à autodeterminação e independência do povo saharaui.

O Senado italiano exortou também o governo a reclamar a "libertação imediata" dos presos políticos saharauis e a solicitar uma investigação internacional sobre os acontecimentos de Gdeim Izik, a fim de que um novo processo, "novo e sério, devotado à verificação dos factos" seja iniciado.


O Governo italiano foi também convidado a adotar, de acordo com os seus parceiros europeus e com as instituições da comunidade, toda a iniciativa "útil" na frente diplomática, a fim de "promover o reconhecimento efetivo da liberdade de acesso e movimentação no Sahara a observadores ocidentais independentes internacionais, media e organizações humanitárias e um perito independente em matéria dos direitos humanos "

(SPS).

Sem comentários:

Enviar um comentário