sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O silêncio culpado dos media franceses


Jack Lang (à esq.), atual diretor do Instituto do Mundo Árabe

Jack Lang, atual diretor do Instituto do Mundo Árabe, organiza atualmente uma exposição sobre Marrocos. O antigo ministro faz o favor às autoridades marroquinas que o livraram de boa depois de ter sido apanhado em flagrante pela polícia marroquina numa orgia com meninos em Marraquexe.

O antigo ministro Luc Ferry falou disso em 2011 na antena de Canal Plus e confirmou-o recentemente no programa Medias, o magazine difundido por France 5 no dia de outubro de 2014.

Parece que o governo marroquino possui provas irrefutáveis para chantagear funcionários franceses que desenvolvem práticas semelhantes em Marrocos, com plano conhecimento das autoridades marroquinas.

Outros são corrompidos recorrentemente com belas somas de dinheiro. O hacker marroquino Chris Coleman acaba de revelar documentos que colocam em causa jornalistas conhecidos e com enorme reputação como sendo especialistas do Magrebe.

Entre eles Dominique Lagardère, Mireille Duteil e Vincent Hervouet, do prestigiado canal francês LCI. Todos foram recrutados por Ahmed Charai, diretor do jornal « L’Observateur du Maroc” e agente da DGED marroquina. Eles recebiam um montante de 6000 euros por artigo.

Num email, Vincent Hervouet pede mesmo um adiantamento de 38.000 euros para resolver problemas com a mudança de domicílio.

Informações escandalosas que parecem passar desapercebidas nos meios jornalísticos. A razão estará provavelmente no facto de o fenómeno ser comum e afetar grande parte do pessoal da imprensa francesa. Marrocos tem, talvez, provas bastantes consistentes para silenciá-los a todos.


Em todo o caso, o silêncio dos media em França sobre as revelações de Coleman suscita muitas interrogações.

Sem comentários:

Enviar um comentário