quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O efeito Chris Coleman: ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino lança concurso para segurança do seu sistema informático




É o resultado do efeito Chris Coleman, o nome do hacker marroquino que pôs a descoberto a diplomacia e os serviços secretos marroquinos. O Ministério das Relações Exteriores lançou um concurso para assegurar a segurança do seu sistema informático.
O concurso foi publicado hoje no diário árabe Akhbar Al Yaoum, mas é provável que também tenha sido divulgado em outras publicações em papel.

As revelações divulgadas por Chris Coleman fazem estragos. A DGED (Direction générale des études et de la documentation – [Serviços Secretos]) e a diplomacia marroquinas foram postos a nu. Os seus métodos desvendados e revelados ao grande público. E isso apesar do silêncio ensurdecedor da imprensa marroquina que vê nesta série de revelações em cascata a mão de Argel sem se perguntar se os documentos são verdadeiros ou falsos.

A declaração da subsecretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Mbarka Bouaida, a um  jornal marroquino, e depois a intervenção televisiva do seu chefe, Salaheddine Mezouar, não deixam nenhum dúvida quanto à veracidade dos documentos.
Se ambos os responsáveis denunciam um complot, nenhum deles evoca uma qualquer falsificação.

Além disso, este concurso não é mais do que uma confissão. O sistema informático dos Negócios Estrangeiros, e outros sites também, foram violados e saqueados por um hacker. Enquanto isso, Chris Coleman continua a divulgar segredos no Twitter dia após dia.

Até ao momento, ele publicou apenas 100 megas dos 6 gigas de documentos que ele possui. O que augura meses muito difíceis para o Estado marroquino.



Fonte: DemainonLine (publicação independente marroquina)

Sem comentários:

Enviar um comentário