segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Conferência Internacional de Argel apela a que 2015 seja o Ano da independência del Sahara Ocidental




Argel, 15/12/14 (SPS)-. Os participantes na 5.ª Conferência internacional de Argel “O direito dos povos à resistência: o caso do povo saharaui” apelaram na capital argelina a fazer de 2015 o Ano da independência do Sahara Ocidental.
“Devemos fazer  do ano  de 2015, o Ano da independência do  Sahara Ocidental conforme as resoluções da ONU  sobre a descolonização”, afirmou o presidente das associações africanas ativas sob a bandeira da União Africana.

Nesse sentido, a presidente da Associação de Solidariedade com o Povo Saharaui na África do Sul, Keita Maika, denunciou as “detenções arbitrárias” levadas a cabo pelas autoridades marroquinas contra os defensores dos direitos humanos e pediu aos países africanos a fazerem maiores esforços para tornar realidade o “sonho” do líder africano falecido Nelson Mandela, referente à completa descolonização do continente africano.

O presidente do Comité Tunisino de Solidariedade com o Povo saharaui, Diaa Mohamed, destacou que a causa saharaui “não é um conflito de fronteira entre Marrocos e a Argélia e entre Marrocos e a Mauritânia, mas uma questão de descolonização.” Acrescentando que “é uma questão jurídica que aguarda uma solução imposta pela legalidade internacional ”.

Conferência de Argélia reafirma legitimidade da luta do povo saharaui

A 5ª edição da conferência internacional de Argel reafirmou este domingo a justa e legítima luta do povo saharaui contra a ocupação marroquina.

Em declaração publicada no termos dos trabalhos, os participantes encorajaram os saharauis a prosseguir a sua luta pela liberdade e a dignidade e exigiram a libertação “imediata” de todos os presos políticos saharauis; solicitaram ainda uma “investigação imparcial” nos casos de desaparecidos saharauis.

Os participantes pediram à ONU a que ponha em prática as suas próprias resoluções sobre o Sahara Ocidental, através da organização de um referendo de autodeterminação para o povo saharaui.

O comunicado da Conferência Internacional de Argel condena e denuncia as graves violações dos direitos humanos cometidos pelo Estado marroquino nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental; também exige o termo do saque sistemático dos recursos naturais saharauis.

A conferência lança um apelo à ONU e aos diversos organismos especializados a proporcionarem assistência humanitária adequada aos refugiados saharauis.
Os participantes no evento instaram o enviado pessoal do Secretário-Geral de la ONU, Christopher Ross, a “continuar a sua mediação” entre as duas partes no conflito (Marrocos e Frente Polisario).


Depois de pedirem que se fortaleça a solidariedade internacional com a questão saharaui, os participantes condenaram a posição “parcial” da França” que bloqueia qualquer resolução a favor da solução deste conflito” e pediram à União Europeia a rever os seus acordos comerciais com Marrocos.

Sem comentários:

Enviar um comentário