sábado, 7 de março de 2015

Direitos Humanos: Alto Comissariado da ONU anuncia visitas técnicas ao Sahara Ocidental



A questão dos direitos humanos no Sahara Ocidental preocupa o Conselho dos DDHH das Nações Unidas. “Está-se a trabalhar na organização de uma visita técnica ao Sahara Ocidental”, afirmou Zaid Ra’ad Al Husseini, Alto Comissário dos DDHH da ONU, ontem, durante a 28.ª sessão em Genebra.

Durante o debate interativo sobre o relatório anual do Alto Comissariado para os direitos humanos, a delegação saharaui teve duas intervenções. Em ambas, os oradores saharauis, além de denunciarem a ausência de referências ao Sahara Ocidental no relatório submetido a debate, formularam uma série de alegações e petições dirigidas ao Conselho de Direitos Humanos, como “a criação de um mecanismo para a supervisão dos direitos humanos no Sahara Ocidental”.


No período de respostas, o Alto Comissário surpreendeu a delegação saharaui com o anúncio de que o Conselho dos DDHH está a trabalhar na organização de visitas técnicas ao Sahara Ocidental.

Os EUA demostraram a sua preocupação pela situação dos DDHH. “Encorajamos o Alto Comissariado dos Direitos Humanos a fomentar o trabalho com os governos de Marrocos e da Argélia a organizar visitas ao Sahara Ocidental e aos acampamentos em Tindouf, o mais cedo possível”, segundo as palavras da delegação norte-americana. Além dos Estados Unidos, também a África do Sul e a Argélia demostraram a sua preocupação ante o Conselho e solicitaram que o mesmo revisse a sua postura quanto à “grave situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental”.

Zaid Ra’ad Al Husseini, Alto Comissário dos DDHH da ONU

A delegação saharaui que assiste a esta 28.ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos é presidida por Said Filali, presidente do Comité Nacional de Direitos Humanos, e por El Galia Djimi, vicepresidente da Associação Saharaui de Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos cometidas pelo Estado marroquino (ASVDH); integram também a delegação, Ali Buzeid, em representação da AFAPRADESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis); Sidahmed Alyadasi, presidente da ONG britânica Adala UK; Fatimetu Badadi, em representação da Comunidade Saharaui em Espanha, Ebbba Hameida, Salamu Hamudi, da Sahara Press League; Luara Saadi, membro da FAFESA; Hadamin Moulud Said jurista e especialista em matéria de direitos internacional e Hammada Abdelhay Secretário-Geral da Liga de Estudantes em Espanha.


Fonte: Delegação saharaui à 28.ª Sessão de Direitos Humanos. Genebra (Suíça)

Sem comentários:

Enviar um comentário