sábado, 28 de março de 2015

Exploração de petróleo no Sahara Ocidental: a UE subscreve o parecer jurídico da ONU de 2002 — afirma a Alta Comissária Federica Mogherini.



A União Europeia (UE) apoia e subscreve o parecer jurídico da ONU de 2002 que refuta toda a exploração de petróleo no Sahara Ocidental ocupado, recordou esta quinta-feira a vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini.

Interrogada por um eurodeputado sobre a exploração de petróleo nas costas do Sahara Ocidental ocupado, em particular a decisão de uma empresa petrolífera norte-americana, em associação com uma empresa escocesa que prevê iniciar prospeções no território, Frederica Mogherini recordou a posição da UE sobre o assunto.

Explicou que a UE adere à posição da ONU, que sublinha que o Sahara Ocidental é um “território não autónomo” e que Marrocos é o administrador “de facto” e que também concorda com parecer jurídico de 2002.


Este parecer, recorde-se, confirmou que toda e qualquer exploração de petróleo deve respeitar  os desejos e interesses do povo saharaui. No entanto, até agora, nenhuma das companhias petrolíferas que fazem prospeções no Sahara Ocidental ocupado, nem o governo de Marrocos, pediram o consentimento do povo saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário