terça-feira, 16 de junho de 2015

Mãe saharaui há 33 dias em greve de fome: Takbar Haddi, hospitalizada após vomitar e cuspir sangue




Esta saharaui, residente em Santa Cruz de Tenerife, está há 33 dias em greve de fome diante do Consulado de Marrocos, ingerindo apenas água com açúcar, para exigir que lhe entreguem o corpo do seu filho, morto no passado mês de fevereiro após ter sido apunhalado por cidadãos marroquinos em El Aaiún, capital do Sahara Ocidental ocupado. O seu estado é muito grave.


É a quarta vez que esta mulher saharaui é internada durante a sua greve de fome, e a segunda nos últimos dois dias. Takbar Haddi foi hospitalizada hoje, terça-feira, depois de ter vomitado e cuspido sangue, segundo informa na internet a plataforma de apoio ao seu protesto.

Takbar Haddi, além de exigir a entrega do corpos do seu filho assassinado exige também que os autores do apunhalamento sejam detidos e que seja investigado se o seu filho recebeu a atenção adequada quando estava ainda vivo, quer por parte da Polícia marroquino como pelo serviços de saúde.


O Consulado de Marrocos em Las Palmas de Gran Canaria referiu nas últimas semanas que havia oferecido aos familiares de Haddi o cadáver do jovem assassinado, mas estes recusaram a entrega. A própria Takbar Haddi confirmou esta versão, mas sublinhou que, em troca, os marroquinos haviam exigido que renunciasse à autópsia.

1 comentário:

  1. E os gendarmes do Mundo continuam em silêncio?
    Até quando a Humanidade continuará ignorando estas desgraças sem um soluço de dor, sem um grito de revolta?
    Recordo o Poeta Miguel Torga: «Há por aí alguém que saiba o que diz a uma mãe que entregou à vida um filho vivo e recebeu da vida um filho morto?
    Aqui deixo a minha lágrima e o meu abraço fraterno.
    José-Augusto de Carvalho
    Alentejo * Portugal

    ResponderEliminar