terça-feira, 11 de agosto de 2015

Doença leva Mariem Hassan a despedir-se e a juntar-se à família nos campos de refugiados saharauis




Conhecida como a «Diva do Deserto», Mariem Hassan nasceu e viveu no Sahara Ocidental até à ocupação do território por Marrocos, em 1975. Começou a sua carreira profissional com o grupo Mártir Luali, mas a sua presença no contexto musical da resistência consolida-se a título individual com “Deseos”. Em 2012, a Primavera Árabe e a luta saharaui pela independência marcam o seu trabalho “El Aaiún Egdat”, onde explora os blues, o jazz e sons contemporâneos.


Mariem esteve várias vezes em Portugal nos últimos anos, atuando na Festa do Avante ou a título individual em bares e palcos, ou no Festival de Mértola. Além da sua extraordinária voz, Mariem encanta pela sua simplicidade e ternura.


Uma doença muito grave foi-lhe detetada há algum tempo e, de então para cá, tem-se debatido corajosamente contra a enfermidade, o desespero pela falta de esperança no amanhã enquanto ser humano e do seu povo que, há mais de 40 anos, espera que a comunidade internacional cumpra aquilo que prometeu: a realização de um Referendo de Autodeterminação justo e transparente que permita aos saharauis escolher o seu próprio destino.



A luta contra o cancro parece perdida e Mariem Hassan despede-se com enorme dignidade. Deixou Barcelona, onde residida, e regressa aos campos de refugiados saharauis no Sudoeste da Argélia, para junto da sua família e do seu povo.





1 comentário:

  1. É COM MUITO PESAR QUE RECEBEMOS ESTA TRISTE CONFIRMAÇÃO DA DOENÇA DE MARIEM HASSAN, ORAMOS POR ELA E SUA FAMÍLIA E, FICAMOS COM A IMAGEM FORTE DE UMA MULHER GUERREIRA EXEMPLO PARA TODAS AS MULHERES SAHARAUIS E DO MUNDO INTEIRO. - CCBRA - Centro Cultural Brasil Rasd e Amigos.

    ResponderEliminar