sábado, 10 de outubro de 2015

Marrocos vai perder o Referendo




A afirmação é do MNE saharaui e foi proferida num debate público em Nova Iorque. E Marrocos sabe-o desde que a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) deu por concluído o recenseamento dos cidadãos com capacidade de participar na consulta popular. Não obstante os entraves, os subornos e o longo arrastar do processo de recenseamento que Marrocos promoveu, os técnicos da ONU não permitiram que os cadernos eleitorais fossem invadidos por uma multidão de falsos saharauis que o reino marroquino pretendia à viva força introduzir.

O ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui diz agora de forma preocupante que há um apelo unânime do seu povo de um regresso à guerra com Marrocos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

Mohamed Ould Salek Salem falava num fórum público em Nova Iorque, onde a região foi designada como a última colónia em África.


O referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU não se concretizou passados que foram 24 anos e a frustração face à ausência de progressos cresce.

Sem comentários:

Enviar um comentário