quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Líder da Frente Polisario pede a Espanha que acabe ‘com a traição ao Sahara Ocidental’




Mohamed Abdelaziz pede à Espanha que “corrija o seu erro” e acabe com “a violação da legalidade internacional”, quando se cumprem quatro décadas do abandono da ex-colónia espanhola.

Em conferência de imprensa esta quinta-feira em Madrid, nas vésperas da abertura da 40.ª Conferência Internacional de Apoio e Solidariedade com o Povo Saharaui(EUCOCO), Abdelaziz transmitiu uma mensagem do povo saharaui, “com voz alta em direcção a Espanha, Marrocos e à comunidade internacional, de que manterá a sua firme luta pelos seus direitos ” para conseguir a sua autodeterminação.

Abdelaziz inaugurará a Conferência, que se realiza esta sexta-feira e sábado, quando se cumpre o 40.º aniversário da assinatura dos Acordos Tripartidos de Madrid, pelos quais Espanha entregou a Marrocos e à Mauritânia a administração dos territórios do Sahara Ocidental, antes de abandonar a colónia.

O líder da Frente Polisario interpelou “Marrocos, Espanha e França, por serem os países que obstaculizam” uma solução para o conflito do Sahara Ocidental que respeite os direitos do povo saharaui. Instou esses países a “que deixem que a comunidade internacional trabalhe para resolver esta questão de descolonização e obrigue Marrocos a aceitar a legalidade internacional”.

O presidente saharaui sublinhou que o Sahara Ocidental é o último território de África pendente de descolonização, desde que, em finais dos anos 60, a ONU aprovou uma resolução que exortava a Espanha a facilitar o acesso à independência da sua então colónia.

Abdelaziz apelou também a que se garantam os direitos democráticos dos saharauis e as resoluções das Nações Unidas e apelou à ONU e à União Europeia a “pressionar Marrocos para que acabe com as suas práticas ilegais contra os esforços internacionais, as quais ameaçam a paz e a segurança desta região sensível”.


Fonte: elmundo.es       

Sem comentários:

Enviar um comentário