sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Órgão da ONU insta Marrocos a respeitar o direito dos saharauis




Pela primeira vez, um órgão da ONU emitiu uma série de fortes recomendações relativas ao Sahara Ocidental, ao examinar se Marrocos acatou o Pacto Internacional sobre Direito Económicos, Sociais e Culturais. O Comité para os Direito Económicos, Sociais e Culturais examinou se Marrocos cumpre o Pacto Internacional de Direito Económicos, Sociais e Culturais. Este processo terminou há duas semanas. O Comité difundiu entretanto um resumo sobre as suas observações e recomendações finais em relação à atitude de Marrocos em relação ao Pacto.

No que concerne aos recursos naturais, o Comité insta Marrocos a respeitar os direitos dos saharauis a serem informados e a dar o seu prévio consentimento à exploração dos seus recursos naturais.

Na sua primeira recomendação, o Comité regista a iniciativa de autonomia de Marrocos para o Sahara Ocidental, mas apela a Marrocos a que colabore com as Nações Unidas para encontrar uma solução que respeite o direito dos saharauis à autodeterminação. O comité manifesta a sua preocupação pela ausência de direito dos saharauis aos seus recursos naturais, e exorta Marrocos a que facilite o regresso dos refugiados.

A segunda recomendação expressa a preocupação do Comité sobre o muro, os 2.700 quilómetros de fortificação militar, construído por Marrocos, que cruza o Sahara Ocidental e separa eficazmente os saharauis entre eles e das suas terras. O Comité pede a Marrocos que encontre formas de permitir aos saharauis aceder à sua terra, aos seus recursos naturais, e a reunirem-se com as suas famílias. Pede esforços a Marrocos para que desmine a zona, e que proporcione informação detalhada sobre a situação do povo saharaui no seu próximo relatório ao Comité.

Noutras seções das Observações Finais, o Comité menciona a dificuldade de acesso à educação por parte dos estudantes saharauis, e a do povo saharaui no seu conjunto de desfrutar e promover a sua cultura e a sua língua. Refere também aos saharauis como um grupo afetado particularmente pela pobreza e pede a Marrocos que proporcione uma distribuição equitativa dos recursos a todos os grupos marginalizados, em particular os saharauis.


Fonte: WSRW

Sem comentários:

Enviar um comentário