sábado, 7 de novembro de 2015

União Europeia preocupada com a situação dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental




A Alta Representante de Política Externa e Segurança Comum da UE, Federica Mogherini, manifestou a sua "preocupação" pela situação dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental e reiterou o apoio da UE a uma solução "justa" que contemple "a autodeterminação" do povo saharaui, de acordo com uma notícia da Europa Press.

"A UE apoia os esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas para alcançar uma solução política justa, duradoura e aceitável para ambas as partes, que contemple a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental no âmbito dos acordos conformes com os princípios e objetivos da Carta das Nações Unidas", declarou a chefe da diplomacia europeia em resposta à eurodeputada da IU (Esquerda Unida de Espanha), Paloma López.

Em relação aos casos de violação de direitos humanos e à proibição de acesso às Zonas Ocupadas do Sahara Ocidental por parte de delegações estrangeiras, Federica Mogherini referiu que a UE mantem "contatos" com as organizações da sociedade civil de defesa dos direitos humanos.
Os representantes do partido espanhol Podemos no Parlamento Europeu exortaram Mogherini a ações concretas da União Europeia "quanto antes para relançar as negociações" entre a Frente Polisario e Marrocos, resolver "o estatuto final do território saharaui" e pôr fim à ocupação marroquina. Tendo apelado à que a União Europeia nomeie um enviado especial para o Sahara Ocidental.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário