quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Centro Robert F. Kennedy para a Justiça e os Direitos Humanos pede uma investigação sobre casos de desaparecimento no Sahara Ocidental




O Centro Robert F. Kennedy para a Justiça e os Direitos Humanos, instou esta terça-feira o regime de ocupação marroquino a abrir uma investigação sobre as denúncias relacionadas com os casos de desaparecimento ocorridas desde 1991 no Sahara Ocidental.

No seu relatório apresentado à Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, o Centro Robert F. Kennedy denuncia que Marrocos “obstaculiza os esforços da ONU para a solução do conflito que dura há 40 anos, através da rejeição ao reatamento das negociações sobre a base do direito do povo saharaui à autodeterminação”.

O relatório solicita aclarações sobre as medidas adotadas para garantir o consentimento do povo saharaui em relação à exploração dos seus recursos naturais, os dados sobre os casos de desaparecimentos forçados e de tortura, as medidas destinadas a facilitar o desmantelamento do muro que divide o território do Sahara Ocidental, informações sobre violações do direito à liberdade de reunião, associação e expressão.

“Como potência ocupante de facto de um território não autónomo, Marrocos tem a obrigação de respeitar os direitos do povo saharaui em virtude do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos”, afirmou Santiago A. Canton, diretor-executivo da Robert F. Kennedy Foundation.

“Na ausência de um mecanismo de supervisão independente de direitos humanos na região, o Comité de Direitos Humanos da ONU tem um papel vital a desempenhar na investigação das graves violações dos direitos humanos cujos relatos são recebidos de forma regular desde o território do Sahara Ocidental”, acrescentou.

O relatório foi elaborado pelo Centro Robert F. Kennedy de Direitos Humanos em colaboração as seguintes organizações não governamentais e ativistas de direitos humanos saharauis e internacionais: Collectif des défenseurs sahraouis des droits de l’homme; Association Sahraouie des Victimes de Violations Graves Des Droits de l’Homme Commises par l’Etat du Maroc;
Action des Chrétiens Pour L’Abolition de la Torture – France ;

Fondation Danielle Mitterrand/France Libertés ; Bureau des Droits de l’Homme au Sahara occidental ; Association Française d'Amitié et de Solidarité avec les Peuples d'Afrique ; Adala UK.

Sem comentários:

Enviar um comentário