sexta-feira, 25 de março de 2016

Conselho de Segurança da ONU espera que a MINURSO recomece a funcionar plenamente




"O Conselho de Segurança da ONU afirmou ontem, quinta-feira, que espera que a missão da ONU no Sahara Ocidental (MINURSO) "possa recomeçar a funcionar plenamente", na sua primeira reação unânime a um conflito entre as Nações Unidas e Rabat".

O presidente do Conselho em exercício durante o mês de Março, o embaixador angolano Ismael Gaspar Martins, informou à imprensa da posição adotada após três horas de consultas à porta fechada.

No início de Março, o secretário-geral da ONU visitou os acampamentos de refugiados saharauis e referiu-se à "ocupação" marroquina do Sahara Ocidental, provocando irados protestos de Rabat e a expulsão da maior parte dos peritos civis internacionais da MINURSO.

O embaixador angolano Ismael Gaspar Martins

O embaixador angolano afirmou que os países do Conselho "expressaram uma grave preocupação" ante esta situação e recordaram que as 16 missões de paz da ONU no mundo estão deslocadas sob instruções do Conselho "para levar a cabo tarefas cruciais".

Por outro lado, Ahmed Boukhari, representante da Frente Polisario junto da ONU, saudou o apelo do Conselho de Segurança, mas precisou: "Estávamos à espera de uma mensagem mais forte ao governo de Marrocos", disse Boukhari, acusando Rabat de ser o principal causador da situação.

"O Conselho de Segurança deveria ter tomado uma postura mais forte", afirmou.

Os contactos bilaterais com Rabat vão continuar, assegurou o embaixador angolanoo. "Estamos preocupados e é um problema que há que resolver", declarou à imprensa.


           Comunicado do Conselho de Segurança:


Sem comentários:

Enviar um comentário