domingo, 20 de março de 2016

Espanha: Coordenadora de solidariedade com o Sahara expressa assombro ante as "vergonhosas atitudes" de Marrocos



A Coordenadora Estatal de Associações Solidárias com o Sahara (CEAS-Sahara) expressou hoje o seu assombro ante as "vergonhosas atitudes e reações " de Marrocos após a visita do secretário-geral, Ban Ki-moon, aos campos de Tindouf.

Em comunicado de imprensa, a coordenadora refere que Marrocos está utilizando "a via da chantagem mediante a ameaça da retirada dos seus contingentes militares que participam nas missões da ONU para manutenção da paz em diversos países".

Qualifica a reação de "infantil e completamente alheia das devidas atuações diplomáticas", depois de que Marrocos ter decidido cortar o financiamento de 3,1 milhões de dólares que entregava anualmente à Missão da ONU no Sahara (MINURSO) e ordenar a saída de 84 membros desta missão.

A Coordenadora Estatal afirma que Marrocos leva a cabo "uma nova fuga em frente " e trata de "difamar e acusar a ONU, numa evidência mais da sua atitude de bloqueio e intransigência ante a realização do referendo de autodeterminação acordado sob os auspícios da própria ONU e da União Africana".


"A paz é o caminho. Chegou o momento da comunidade internacional e Espanha, como responsável legal da situação do povo saharaui, mobilizem todos os seus recursos diplomáticos e económicos para forçar Marrocos a voltar ao caminho da legalidade internacional e abandonar o caminho da vergonha e da insensatez", assinala o comunicado.

Fonte: EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário