domingo, 6 de março de 2016

“Ross retomará os seus encontros para reatar s conversações entre Marrocos e a Frente Polisario” afirmou Ban Ki-Moon em Argel



O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon afirmou hoje, domingo 6 de março, em Argel, que havia pedido ao seu enviado pessoal para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, que reatasse as suas visitas à região para reiniciar as conversações entre Marrocos e a Frente Polisario no marco de uma solução para a questão saharaui.

"Pedi ai meu Enviado Pessoal Christopher Ross a reatar os seus encontros para criar um ambiente propício ao reatamento das conversações entre Marrocos e a Frente Polisario para a solução da causa saharaui, através da organização de um referendo de autodeterminação para o povo saharaui”, afirmouBan ki-Moon.

Ao referir-se à sua visita aos acampamentos de refugiados saharauis, afirmou "sofrem há gerações e disse que conversou com eles e que "os jovens estão perdendo a fé no futuro”. Tendo acrescentado: "Prometi fazer todo o possível para que as coisas avancem".
"As partes em conflito não fizeram nenhum progresso real nas negociações que conduzam a uma solução justa, duradoura e aceitável para todos, baseada na autodeterminação do povo do Sahara Ocidental", lamentou Ban.

Acrescentou que se reuniu com o pessoal da MINURSO, o que evidencia, afirmou, uma "dedicação" afirmando que eles estão "prontos para ajudar a organizar um referendo se se chega a um acordo entre as partes". "Visitei vários lugares e pretendo ir à sede da missão, em El Aaiún, no Sahara Ocidental" acrescentou Ban Ki-Moon.

"Estou profundamente entristecido com esta tragédia humanitária. O mundo não pode continuar a ignorar os saharauis". E disse que ter esperança: com "o apoio da região, da ONU e da comunidade internacional. Temos que reagir”.

Neste contexto, Ban Ki-moon anunciou: “em breve convocarei uma reunião com os países doadores com o objetivo de recolher fundos para atender às necessidades dos refugiados saharauis."


Fonte: Algerie Presse Service 

Sem comentários:

Enviar um comentário