quarta-feira, 13 de abril de 2016

HOJE: Marrocos reprime violentamente manifestação pacífica em el Aaiún, capital ocupada do Sahara Ocidental




Na tarde de hoje, quarta-feira, 13 de Abril, desempregados saharauis desceram às ruas de el Aaiún reivindicando pacificamente o direito ao trabalho.

As forças de ocupação marroquinas reprimiram "violentamente" em el Aaiún, capital administrativa do Sahara Ocidental, uma manifestação pacífica de centenas de saharauis que protestavam contra a sua exclusão e marginalização, informa o diário saharaui Sawt Al-Jamahir.

Segundo  a mesma fonte, esta repressão saldou-se por vários feridos, caso de Bounaaj Lehbib que foi levado para o hospital depois de sofrer lesões em diferentes partes do corpo.

A manifestação teve lugar em vários bairros da cidade, onde os manifestantes ergueram bandeiras da RASD e gritavam palavras-de-ordem sobre o direito do povo saharaui à autodeterminação e independência, e a retirada imediata da ocupação marroquina do Sahara Ocidental.

A mesma fonte refere igualmente que altas chefias das forças marroquinas advertiram e ameaçaram que a polícia tratará com “firmeza e contundência” quem vier a participar nos protestos previstos para o próximo sábado, 16 de Abril.


As forças de segurança marroquinas têm um preocupante historial de intervenções cruéis, degradantes e inumanos aos manifestantes saharauis. 

Sem comentários:

Enviar um comentário