quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Espanha: Supremo Tribunal reconhece estatuto de refugiado a ativista saharaui




Cinco anos após o pedido, o Supremo Tribunal reconheceu finalmente o estatuto de refugiado a Hassanna Alia, ativista saharaui, revogando a decisão de recusa tomada pelo Departamento de Asilo e Refúgio do Governo espanhol.

Hassanna Alia, de 29 anos, foi um dos ativistas saharauis julgados e condenados por um Tribunal Militar de Rabat pelos acontecimentos do acampamento de protesto de Gdeim Izik, em a maior manifestaçao civil organizada ocorrida nos territórios do Sahara Ocidental ocupados por Marrocos. Teve a sorte de se encontrar em Espanha quando o Tribunal lhe decretou uma pena de Prisão Perpétua...!

Para Hassanna Alia, "Esta vitória não é só minha, é uma vitória coletiva do povo saharaui e dos presos políticos saharauis que cumprem penas severas, que vão desde a prisão perpétua a vinte anos de ." O ativista saharaui também observou que a resolução do Tribunal Nacional "reconhece que o julgamento de Gdeim Izik foi um julgamento ilegal, uma farsa, sem garantias contra ativistas que lutam pacificamente nos territórios ocupados do Sahara Ocidental".


Sem comentários:

Enviar um comentário