sábado, 7 de janeiro de 2017

Declaração do Presidente da África do Sul: “É inaceitável que o Sahara Ocidental, 55 anos depois da adopção da Declaração sobre a concessão da independência dos países coloniais continui a ser colonizado”


Brahim Ghali, Presidente da RASD e SG da F. Polisario, e o Presidente Zuma da África do Sul

O presidente Jacob Zuma, recebeu ontem, 6 de janeiro de 2017, Brahim Ghali, Presidente da República Árabe Saharaui Democrática em visita de trabalho à África do Sul na residência Presidencial Sefako Makgatho, em Pretória.
O Presidente Zuma aplaudiu o valor do povo do Sahara Ocidental na sua luta valente pela liberdade e a livre determinação e rendeu homenagem ao falecido presidente Mohamed Abdelaziz, que morreu o ano passado sem ter conseguido arrebatar a liberdade para o seu povo.
“É inaceitável que o Sahara Ocidental, 55 anos depois da adopção da Declaração sobre a concessão da independência dos países coloniais continui a ser colonizado”. O direito à liberdade e a dignidade humana foi a base sobre a qual se fundou uma África do Sul democrática, o país declarou reiteradamente que qualquer contradição deste principio sagrado constitui uma grave traição à  nossa própria dolorosa luta e o nosso compromisso com a Carta das Nações Unidas e a Ata Constitutiva da União Africana “, afirmou o presidente Zuma.
O Presidente Zuma também pediu o fim da exploração ilegal dos recursos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental
Zuma disse que a África do Sul não pode negar que a estagnação que prevalece também teve um impacto sobre a segurança da região. "É também neste contexto que a UA continua a chamar para uma ação internacional coordenada e reforçada para a organização de um referendo sobre a autodeterminação em conformidade com as decisões da OUA / UA e das resoluções da ONU de modo a que se conclua o processo de descolonização ", disse o presidiente da RAS.
A África do Sul continuará apoiando o trabalho do Enviado Especial da UA, o ex-presidente Joaquim Chissano e o país continua convencido de que a continuação da ocupação colonial do Sahara Ocidental por parte de Marrocos é um desafío aos princípios da Carta da ONU e da autoridade e da credibilidade do organismo mundial.
O Presidente fez também um apelo a todas as partes a respeitar os princípios do direito internacional.
O presidente sul-africano elogiou a Frente Polisario, representante do povo do Sahara Ocidental, pelo seu contínuo compromisso com o processo de paz dirigido pelas Nações Unidas e pediu a ambas partes que reatem as negociações diretas de de boa fé e sem condições prévias para alcançar uma solução política mutuamente aceite e que preveja a livre determinação do povo do Sahara Ocidental.
 “Também pedimos o termo dos abusos contra os direitos humanos do povo saharaui e a extensão do mandato da Missão das Nações Unidas para o Referendo do Sahara Ocidental (MINURSO) para que inclua a supervisão dos direitos humanos. Os refugiados continuam a viver nas duras condições do deserto devido à não resolução do conflito”, acrescentou.
E o Presidente Zuma acrescentou: “Queremos assegurar-lhe, senhor Presidente, que mantemos o nosso compromisso de continuar a apoiar a população do Sahara Ocidental até que seja livre de viver na sua terra e ser capaz de determinar o seu futuro.”
SPS




Sem comentários:

Enviar um comentário