domingo, 8 de janeiro de 2017

Despedida da população saharaui na cidade ocupada de El Aaiún ao líder sindical saharaui Sidahmed Eddia


Sidahmed Eddia, sindicalista agora falecido



A população saharaui na cidade ocupada de El Aaiún despediu-se na terça-feira 03 de janeiro do sindicalista saharaui Sidahmed Eddia.

Sidahmed Eddia, é um dos trabalhadores da empresa espanhola de fosfatos que operava no Sahara Ocidental nos últimos anos da presença colonial espanhola no território.

Após a retirada espanhola do território em 1976 e a subsequente ocupação marroquina, o sindicalista juntamente com seus companheiros foram expulsos da empresa pela administração marroquina e nunca foram capazes de recuperar os anos de compensação da empresa Fosbucra. Ele desenvolveu juntamente com vários ex-funcionários da empresa um longo ativismo sindical contra a exploração ilegal praticada por Marrocos dos recursos naturais saharauis. Sidahmed Eddia durante seus anos de ativismo representou os saharauis em muitos fóruns internacionais denunciando a situação de milhares de saharauis desempregados e marginalizados pela administração da ocupação marroquina nos territórios saharauis.

Sidahmed Eddia era a face mais visível nos últimos anos, enfrentando-se com o aparelho de repressão marroquino e a sua administração que marginaliza saharauis e saqueia os seus recursos naturais. A sua casa foi invadida muitas vezes e a sua família assaltada por agentes marroquinos para intimidar e influenciar o seu compromisso de lutar contra o ocupante. Ele é pai de dez filhos (três mulheres e sete homens). O proeminente ativista pela causa e os direitos dos trabalhadores saharauis morreu na terça-feira 03 de janeiro no hospital na cidade de El Aaiún devido a complicações de diabetes.

A sua despedida realizou-se com um funeral em massa que foi assistido por milhares de saharauis cerca de 20 quilómetros a leste da cidade de El Aaiun. Descanse em paz e glória aos mártires da causa saharaui.

Fonte: Porunsaharalibre.org


Sem comentários:

Enviar um comentário