sábado, 23 de setembro de 2017

Perú: Jadiyetu El Mohtar sofre um “inqualificável atropelo à dignidade humana”

Lima, 23/09/17 (VSOA) - A diplomata saharaui Jadiyetu El Mohtar está há 15 dias retida no aeroporto de Lima. Até esta manhá a situação era de expectativa no departamento de Migrções, à eda resolução que lhe permita a entrada no país. No entanto, ainda há poucas horas retiraram-na da sala que ocupava e obrigaram-se a no corredor, sentada no chão e rodeada de agentes da autoridade.

Importa destacar que esta medida tinha sido tomada como represália pela concentração que teve lugar ontem (e em que participaram deputados, ativistas e intelectuais) reclamando a libertação da diplomata saharaui e que seja dada permissão de entrada no país.

Várias pessoas de todas as partes do mundo tem-se solidarizado com Jadiyetu El Mohtar repudiando esta medida. Entre elas, está a jornalista peruana Tania Temoche, a qual na sua página de Facebook, caracterizou esta situação como um “inqualificável atropelo à dignidade humana”, realtando o que se passou:

“Aproveitando um momento em que a embaixadora saharaui, Jadiyetu El Mohtar Sidahmed, foi à casa-de-banho, pessoal do departamento de Migrações retirou os seus objetos pessoais e impediu o seu regresso à sala onde se encontrava alojada, obrigando-a a permanecer no corredor (sentada) rodeada por polícias. É esta a política de relações internacionais do nosso país? O ministério dos Negócios Estrangeiros está calado em todas as línguas, avalizando o ABUSO contra uma diplomata que representa um povo que luta por pôr fim à situação de última colónia em África. Reclamamos que seja facilitada a sua entrada formal no nosso país, mais ainda quando, desde há duas semanas esta diplomata se encontra detida ilegalmente no aeroporto Jorge Chávez. As instituições e pessoas dignas têm que se pronunciar”.



Sem comentários:

Enviar um comentário