segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

União Africana reitera apoio à RASD e apela a boicote ao evento promovido por Marrocos





A declaração final da 30ª Cimeira da União Africana em Adis Abeba, que reúne os líderes do continente, reafirmou o seu apoio ao referendo sobre a autodeterminação do Sahara Ocidental e apelou ao boicote à reunião de Crans Montana, na cidade de Dakhla, nos territórios ocupados do Sahara Ocidental. O encontro anual do Fórum Crans Montana, organização suíça com base no Mónaco e com caráter internacional, tem sido usado há vários anos por Marrocos como um veículo de propaganda para sua presença ilegal nos territórios ocupados.

O ponto 15 da declaração da Cimeira expressa assim a posição da UA:

15. EXPRIME O SEU APOIO à retomada do processo de negociação entre Marrocos e a República Democrática Árabe do Sahara (RASD), com o objetivo de alcançar uma solução duradoura consistente com a letra e o espírito das decisões relevantes da OUA / UA e as resoluções da ONU. A Cimeira REITERA OS SEUS PEDIDOS aos dois Estados membros para levarem a cabo, sem pré-condições, negociações diretas e sérias facilitadas pela UA e as Nações Unidas para a realização de um referendo livre e justo ao povo do Sahara Ocidental. A UA está decidida a colocar em funcionamento o seu Comité de Chefes de Estado e de Governo sobre o Sahara Ocidental, pelo que a cimeira APELA a ambas as partes a cooperar plenamente com o Alto Representante da UA para o Sahara Ocidental, o ex-presidente de Moçambique, Joaquim A. Chissano, e o Enviado Pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas, Sr. Horst Köhler. A Conferência SOLICITA a Marrocos, como Estado-Membro da UA, a que permita que a Missão de Observação da UA volte a El Aaiún, Sahara Ocidental, e permita um monitoramento independente dos direitos humanos no Território. A Conferência REITERA os seus pedidos repetidos, em particular na declaração adotada na sua 24ª sessão ordinária realizada em Adis Abeba, de 30 a 31 de janeiro de 2015, 15. EXPRIME SEU APOIO para a retomada do processo de negociação entre Marrocos e a República Democrática Árabe do Sahara (RASD), com o objetivo de alcançar uma solução duradoura consistente com a letra e o espírito das decisões relevantes da OUA / UA e as resoluções da ONU. A Conferência REITERA SEUS PEDIDOS aos dois Estados membros para levarem a cabo, sem pré-condições, negociações diretas e sérias facilitadas pela UA e as Nações Unidas para a realização de um referendo livre e justo para o povo do Sara Ocidental. Enquanto a UA está pronta para colocar em funcionamento o seu Comitê de Chefes de Estado e de Governo sobre o Sara Ocidental, a Conferência APELA para ambas as partes para cooperar plenamente com o Alto Representante da UA para o Sahara Ocidental, o ex-presidente de Moçambique , Joaquim A. Chissano, e o Enviado Pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas, Sr. Horst Köhler. A Conferência SOLICITA Marrocos, como Estado-Membro da UA, para permitir que a Missão de Observação da UA volte para El Aaiún, Sara Ocidental, além de permitir um monitoramento independente dos direitos humanos no Território. A Conferência REITERA os seus pedidos repetidos, em particular na sua declaração adotada em sua 24ª sessão ordinária realizada em Adis Abeba, de 30 a 31 de janeiro de 2015, a que o Fórum Crans Montana, uma organização com sede na Suíça, desista de realizar as suas reuniões na cidade de Dakhla, no Sahara Ocidental, e SOLICITA a todos os Estados membros, organizações da sociedade civil africana e outros atores relevantes para boicotar a próxima reunião agendada para 15 a 20 de março de 2018.

O SG da ONU, António Guterres, destacou que a África alcançou avanços admiráveis no campo dos direitos humanos, referindo que os países do continente "sempre abrem as suas portas aos refugiados e migrantes", o que pode servir de lição a outras regiões do mundo. Mas lembrou que a comunidade global não pode garantir uma paz duradoura se a África não puder resolver os seus conflitos e fazer grandes esforços para prevenir conflitos.

António Guterres afirmou que a ONU continuará ao lado da União Africana, respeitando a liderança na solução dos problemas do continente.

Fonte: PUSL


Sem comentários:

Enviar um comentário