quarta-feira, 4 de abril de 2018

Morreu Ahmed Boukhari, Representante da Frente Polisario junto das Nações Unidas – O desaparecimento de um grande homem, de um quadro político brilhante e de um amigo





Faleceu ontem terça-feira, o membro do Secretariado Nacional e representante há longos anos da Frente Polisario junto das Nações Unidas, Ahmed Bhoukhari, na sequência de uma doença prolongada do foro pulmonar. Considerado unanimemente como um dos mais brilhantes quadros da Frente Polisario, Ahmed Boukhari destacou-se, desde muito jovem, pela sua inteligência, preparação política e empenhamento na luta de libertação do seu povo.

Integrou as fileiras da Frente Polisario desde a sua juventude quando era ainda estudante. Um comunicado da Presidência da RASD lamenta “a perda de um grande e prestigiado diplomata que dedicou toda a sua vida ao serviço da causa nacional”. Boukhari era respeitado pelo seu trato, argúcia diplomática, incomparável poder de argumentação e conhecimento da questão saharaui.

A direcção da Frente Polisario e a presidência da República Árabe Saharaui Democrática decretaram, a partir de hoje, 4 de Abril, 7 dias de luta nacional.

A Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental junta-se à profunda dor sentida pelo Povo Saharaui pela perda deste seu grande dirigente. Muitos dos elementos da AAPSO conheciam Ahmed Boukhari era ele então um muito jovem quadro em ascensão na Frente Polisario. Para além da militância e solidariedade política, teceram-se ao longo de décadas laços estritos de uma profunda amizade. Nos últimos anos, a sua actividade na ONU impediam que que nos visitasse mais vezes do que anteriormente. E isso foi para nós empobrecedor já que, com ele, muito aprendíamos sobre a luta do seu povo e o contexto da política internacional em que se movia.

Costuma-se dizer que não há homens insubstituíveis. No caso de Ahmed Boukhari temos uma enorme dúvida de que isso seja verdade.

Um enorme abraço de saudade ao nosso amigo desaparecido e outro para toda a sua família, amigos e compatriotas.

Sem comentários:

Enviar um comentário