sexta-feira, 1 de junho de 2018

RASD e Botswana anunciam estabelecimento de relações diplomáticas a nível de embaixadores






Gaborone, 1 de junho de 2018 (SPS)-. O presidente da República, Brahim Gali e o presidente da República do Botswana, Mokgweetsi Masisi, anunciaram esta quinta-feira o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países a nível de embaixadores após uma reunião privada na sede presidencial em Gaborone.
O Presidente do Botswana, durante a reunião ampliada, que contou com a participação das delegações dos dois países, expressou o desejo do Botswana de aprofundar as relações entre os dois países e ressaltou a necessidade de ampliar as áreas de cooperação.
Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da República saharaui e da República do Botswana assinaram uma declaração conjunta após a reunião, na qual afirmaram a convergência de opiniões sobre várias questões bilaterais, continentais e internacionais e a sua intenção de trabalhar em defesa dos princípios e objetivos da União Africana.
O Presidente do Botswana disse que a forte posição do seu país de apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência é "uma questão de princípio e respeito pelo direito internacional e pelos direitos humanos, já que o direito à autodeterminação é o primeiro de todos os direitos que os povos devem desfrutar".
O presidente Brahim Gali chegou a Gaborone na quinta-feira no âmbito de uma visita oficial à República do Botswana, a terceira etapa de uma viagem presidencial pelo sul do continente africano.







Sem comentários:

Enviar um comentário