quarta-feira, 18 de julho de 2018

Comunicado da Frente POLISARIO sobre o Acordo de Associação UE-Marrocos

 

Acordo UE-Marrocos: A Frente POLISARIO condena a decisão do Conselho da UE de assinar uma alteração ao Acordo de Associação UE-Marrocos que envolve o território do Sahara Ocidental 


A Frente POLISARIO toma nota da decisão tomada hoje pelo Conselho da União Europeia de assinar uma emenda ao Acordo de Associação UE-Marrocos, destinado a aplicar-se ao território do Sahara Ocidental, e condena veementemente esta decisão.
Após os acórdãos do TJUE de 2016 e 2018, todas as partes acabaram de reconhecer a autoridade das decisões judiciais: um acordo celebrado entre a União Europeia e Marrocos não pode ser aplicado ao território do Sahara Ocidental. Para se candidatar a este território, é necessário um acto separado, com base no consentimento do representante do povo saharaui.
Dias depois destas decisões judiciais, a Frente POLISARIO dirigiu-se aos líderes políticos europeus para permitir a conclusão de tal acordo com o único e legítimo representante do povo saharaui.
No entanto, a Comissão Europeia, com o mandato do Conselho, rejeitou qualquer contacto com a Frente e limitou-se a tomar nota das duras manobras de Marrocos, o poder militar que ocupa o Território.
Portanto, a UE vira as costas à justiça para proteger os interesses políticos e financeiros a curto prazo e dificulta os esforços de paz do enviado pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, o Sr. Horst Koehler, e opta pela continuação de um conflito internacional que pesa sobre a estabilidade e a segurança na região e prolonga por mais anos o sofrimento do povo saharaui.
No futuro imediato, a Frente POLISARIO pede ao Parlamento Europeu que assuma todas as suas responsabilidades e rejeite esta proposta ilegal da Comissão. O parlamento, um órgão democrático, é um representante institucional da lei e deve condenar a deriva da Comissão.
Diante desta cruel tentativa de impor o desvio, distorção e iludir os julgamentos do TJUE, a Frente POLISARIO não terá alternativa senão contestar esta decisão perante o TJUE.
Além disso, tendo em conta esta posição do Conselho, a Frente POLISARIO solicitou aos seus advogados que apresentassem um recurso de responsabilidade perante o TJUE pelos danos causados ​​ao povo saharaui. Como a UE rejeita qualquer diálogo, não há mais motivo para esperar, a Frente POLISARIO pede a seus advogados que ajam com a máxima determinação.
Bir Lehlu (Territórios Libertados da República Árabe Saharaui Democrática), 16 de Julho de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário