quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

TERMINA o XV CONGRESSO da FRENTE POLISARIO





Eleitos os 29 novos membros do Secretariado Nacional Saharaui

Terminou ontem, 25 de dezembro, o XV Congresso da Frente Popular de Libertação do Saguia el hamra e Rio de Ouro que teve por nome de honra o nome do antigo representante da organização junto da ONU “Bujari Ahmed”, entretanto falecido. Os traablahos tiveram início quinta-feira passada na localidade de Tafariti, nas zonas libertadas do Sahara Ocidental, sob o lema "luta, resistência e sacrifício para completar a soberania do Estado Saharaui ".

Na sessão de encerramento do Congresso foram anunciados os resultados da votação para a segunda ronda de membros eleitos para o Secretariado Nacional que teve lugar a 24 de dezembro, pela manhã, em que 75 candidatos competiram pelos 25 lugares do secretariado depois de na primeira ronda terem sido eleitos diretamente os militantes Oubi Bashraya Al-Bashir, Khatri Aduh, Abdel Qader Taleb Omar e Muhammad Khaddad.

Depois de de ter sido anunciada a lista final dos membros do Secretariado, os novo dirigentes eleitos fizeram um juramento legal, que foi lido pelo Presidente do Supremo Tribunal.
Durante os trabalhos da sessão de encerramento o XV Congresso da POLISARIO enviou uma série de mensagens a muitas personalidades, e aprovou uma série de recomendações para além da declaração final.

Os quatro primeiros membros do SN eleitos na primeira ronda de votação


O Secretário Geral da Frente Polisario eleito, Brahim Gali, afirmou no seu discurso aos congressistas: "Não há dúvida que a próxima etapa estará cheia de desafios e requererá a mobilização de todos os esforços nacionais e o cerrar de fileiras para criar condições e ações para o êxito da orientação nacional requerida, criando uma transformação positiva e qualitativa no nosso caminho, em todas as frentes e a todos os níveis".
O SG da POLISARIO acrescentou que "o aumento da participação das mulheres a nível da direção da conferência é uma transformação necessária, em linha com os requisitos da guerra a longo prazo, e há que encontrar fórmulas para a ativar em todos os extratos e níveis, em termos de eleições e nomeações".
Esta é a lista definitiva dos 29 membros do Secretariado Nacional eleitos no XV Congresso da Frente Polisario que decorreu em Tifariti, nos territórios libertados do Sahara Ocidental. A ordem respeita o número de votos que cada membro da direção recebeu dos congressistas :

Oubbi Bouchraya
Jatri Adduh
Abdelkader Taleb Omar
Mohamed Jadad Musa
Mohamed Lamin Al-Buhali
Mohamed Alwali Akaik
Mustafa Mohamed Ali Sid-Albachir
Taleb Ammi Deh
Mohamed Salem Salek
Hamma Malu
Hamma Salama
Fatma El Mehdi
Mariam Salek Hmada
Brahim Mojtar Bumajruta
Mohamed Lamin Ahmed
Mohamed Sidati
Bachir Mustafa Sayed
Abdala Lehbib Albalal
Jira Bulahi
Jadija Hamdi
Buchraya Bayun
Omar Mansour
Salek Baba Hassana
Sidi Mohamed Omar (Mazhari)
Amrabih Almami Dai
Mohamed Uleida
Salem Lebsir
Elezza Babbih
Almalouma Larabas

FONTE: El Confidencial Saharaui



Sem comentários:

Enviar um comentário