quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Lançamento da Curta metragem “Saharaui – memória e exílio”

 


Esta quinta-feira 27 de Agosto é lançado num evento online no facebook a curta metragem “Saharaui – memória e exílio” da autoria da Dra. Berenice Bento.

Participarão além da Dra. Berenice Bento, o representante da Frente Polisario no Brasil, Emboirik Ahmed, a Professoa Ángela Fecundo e a mediação estará a cargo do jornalista da TeleSur, Berto Almeida.

“Saharaui: Memória e Exílio é um esforço para tentar contribuir na luta de um povo que luta há décadas por seu legítimo direito de retornar para suas terras, hoje sob ocupação colonial marroquina. A minha subjetividade, sem dúvida, foi um filtro para interpretar como este povo consegue sobreviver em condições não-humanas: em pleno deserto.” diz-nos Berenice Bento que esteve durante mais de um mês estudando e convivendo com a realidade do povo saharaui na diáspora e nos campos de refugiados.

Este olhar de Berenice Bento sobre um conflito que se arrasta há mais de quatro décadas contêm os elementos necessários para nos despertar e fazer reflectir na profunda injustiça e silêncio da qual este povo tem sido vitima.

Berenice termina a curta com esta reflexão:

“Produzo este curto num momento único da minha vida, há meses não posso encontrar-me com os meus entes amados o isolamento provocado pela pandemia da Covid 19 é o responsável. Nos momentos mais duros da saudade me pregunto sobre a dor da ausência na vida das famílias saharauis. Mães, pais, filhos e filhas, maridos e esposas que vivem separados. Já são três gerações que vivem no exilio. Me pergunto “qual o crime que este povo cometeu para ser privado de um direito inalienável de qualquer ser humano. Ter um lugar para voltar, um lugar para ficar, sem medo.”

 

Fonte: PUSL

Sem comentários:

Enviar um comentário