A MINURSO, Missão da ONU para o Referendo no Sahara Occidental, confirma a ocorrência de confrontos militares em vários pontos do muro militar marroquino que divide o território e se estende por mais de 2.500 km. O principal porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Stéphane Dujarric, confirmou a existência de troca de bombardeamento entre os dois exércitos o ELPS e as FAR marroquinas.
Questionado sobre o reatamento do conflito armado no Sahara Ocidental, Stéphane Dujarric respondeu que a MINUSO recebeu relatos de troca de tiros, mas nada mencionou sobre a violação do cessar-fogo, nem confirmou que a mesma foi cometida pelas forças marroquinas ao invadirem a zona tampão em El Guerguerat, no sul do território, zona de acesso restrito para ambos os contendores, conforme assinaram no acordo de cessar-fogo de 1991.
Segundo o diário ECSaharaui, “A posição da ONU parece ser a de continuar à espera que o conflito acalme, uma situação improvável considerando os contínuos avisos da RASD e a sua cessação com o compromisso de cessar-fogo e com os seus últimos ataques e bombardeamentos contra posições marroquinas”.
Sem comentários:
Enviar um comentário