Estocolmo, 06 Dez 2020 (SPS) - A ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, confirmou ontem que o seu país nunca reconheceu as alegações ou reivindicações de Marrocos no Sahara Ocidental de acordo com a leitura jurídica da ONU sobre o conflito.
Em resposta a uma pergunta de uma deputada, Linde reiterou os esforços feitos pela Suécia para encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito, que garanta o direito do povo saraui à autodeterminação de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança.
Acrescentando: '' Acredito que haja urgência na nomeação de um novo enviado pessoal do SG da ONU o mais rápido possível, a fim de relançar a operação política e os últimos desenvolvimentos comprovam essa necessidade ' '.
Sobre a situação em El Guerguerat, a ministra destacou que é mais do que necessário envidar mais esforços para manter o cessar-fogo. E insistir que a única saída para pôr fim a esta tensão é a realização de um referendo sobre a autodeterminação do povo saharaui. (SPS)
Sem comentários:
Enviar um comentário