terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Administração Trump avança com negócio de armas de US$ 1 bilhão (mil milhões de dólares) com Marrocos

 Acordo inclui drones e pacote de armamentos teleguiados

 


 

A administração do presidente Donald Trump avançou com mil milhões de dolares (1 bilhão como se diz no Brasil) em vendas de drones e armas guiadas de precisão para o Marrocos na sexta-feira, enviando um aviso ao Congresso sobre os possíveis negócios, de acordo com fontes familiarizadas com a notificação.

O negócio inclui quatro drones MQ-9B SeaGuardian fabricados pela General Atomics, e munições guiadas de precisão Hellfire, Paveway e JDAM fabricadas pela Lockheed Martin, Raytheon e Boeing, disseram as fontes.

A notícia veio depois da Casa Branca anunciar um acordo mediado com a ajuda dos EUA para Marrocos normalizar as relações com Israel.

No início deste ano, os EUA ofereceram caças a jato furtivos F-35 aos Emirados Árabes Unidos em um acordo paralelo ao acordo mediado pelos EUA entre os Emirados Árabes Unidos e Israel para normalizar as relações.

O Congresso sempre é notificado sobre os principais negócios internacionais de armas e tem a oportunidade de revisá-los antes de concluí-los. De acordo com a lei de exportação de armas dos EUA, membros do Congresso podem tentar bloquear tais vendas oferecendo resoluções de desaprovação, mas fontes disseram que isso não era esperado neste caso.

Um acordo com o Marrocos estaria entre as primeiras vendas de drones depois que a administração Trump avançou com um plano para vender mais drones a mais países, reinterpretando um acordo internacional de controle de armas chamado Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR).

Neste outono, as vendas de drones avançaram para Taiwan e Emirados Árabes Unidos. Um esforço para bloquear a venda dos Emirados Árabes Unidos falhou no Senado dos EUA na quarta-feira.

 

Artigo da edição brasileira da revista especializada CAVOK

Sem comentários:

Enviar um comentário