quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Ex-líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, condena a decisão de Trump e exige pressão internacional para que o povo saharaui possa exercer o direito à autodeterminação

 

Jeremy Corbyn, ex-lidér do Partido Trabalhista britânico

 O ex-líder do Partido Trabalhista do Reino Unido e membro do Parlamento britânico, Jeremy Corbyn, anunciou ontem que, em conjunto com outro grupo de 10 membros do Parlamento britânico, promoveu uma moção no Parlamento em apoio ao povo saharaui.

“Apresentei esta moção lamentando a ação unilateral da administração do presidente dos Estados Unidos Trump em apoio à reivindicação ilegal de Marrocos de ocupar o Sahara Ocidental; e apelando ao governo do Reino Unido para aderir ao direito internacional e se recusar a seguir o caminho perigoso e ilegal que o presidente Trump tomou em relação ao Sahara Ocidental ", disse Jeremy Corbyn.

A moção, segundo o comunicado, foi assinada por 11 membros do Parlamento britânico. O grupo exorta a Câmara a reconhecer o direito do povo do Sahara Ocidental à sua própria autodeterminação; e insta o Reino Unido, como membro do grupo de amigos, a redobrar os esforços do Conselho de Segurança das Nações Unidas para a realização do referendo do qual dependia o cessar-fogo de 1991 naquela região.

No texto da moção, o grupo reitera a sua solidariedade para com os saharauis tanto no Sahara Ocidental como nos campos de refugiados na Argélia e na diáspora; e lamenta a ação unilateral da administração do presidente dos Estados Unidos Donald Trump em apoio à reivindicação ilegal de Marrocos de ocupar o Sahara Ocidental.

Corbyn afirma perentório: "A decisão de Trump deve ser condenada internacionalmente, é hora de realizar o referendo."

Fonte: Ecsaharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário