sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Exército marroquino constrói novos muros em Smara ante o avanço dos ataques saharauis

 

Sidi Ougal

Sidi Ougal, secretário-geral do Ministério da Segurança e Documentação (Serviços Secretos), asegura que Marrocos está a encobrir as perdas na guerra desde que a Frente Popular para a Libertação do Saguia Al Hamra e Rio de Ouro (POLISARIO) retomou a luta armada assim que Marrocos violou o acordo de cessar-fogo firmado em 1991.

Sidi Ougal argumentou que o facto de o regime marroquino estar a encobrir essas perdas, em homens e material, se deve a vários motivos, incluindo o receio do reconhecimento de uma guerra e, por outro lado, a sua fragilidade económica.

O dirigente militar afirmou que "o Exército saharaui efetuou 131 bombardeamentos concentrados contra posições militares em 10 dos 12 sectores operacionais de que dispõe o ocupante marroquino”.

Sidi Ougal referiu, no entanto, que Marrocos començou a admitir e a sentir as suas perdas e derrotas, e a prová-lo, segundo disse, é a construção de mais muros em torno da cidade ocupada de Smara, a segundo maior do território, depois de El Aaiún, a capital.

“Smara tem uma particularidade,  - disse o dirigente - os seus cidadãos podem ouvir a incessante troca de tiros entre o exército saharaui e o ocupante marroquino, pelo que colonos e soldados marroquinos desta cidade estão psicologicamente derrotados”, diz Sidi Ougal, acrescentando: “ possivelmente, o estado-maior marroquino prevê a queda da cidade ”.

Outra informação revelada pelo líder militar saharaui, tem a ver com “o início das obras de construção de hospitais militares, para além do Hospital El Aaiun que está ocupado pela gendarmaria marroquina de guerra”, o que “contradiz o silêncio sobre o reinício da guerra no Sahara Ocidental” - declarou.

O SG do Ministério da Segurança e da Documentação afirmou que os ataques do exército saharaui irão prosseguir até que se alcance o objetivo final, que é a independência total do Sahara Ocidental.

Fonte: ECSaharaui/El Portal Diplomático

Sem comentários:

Enviar um comentário