quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Guerra no Sahara Ocidental: táticas e estratégias militares

 


 Artigo de Mohamed A. (Madrid) - 01/12/2020 - ECSaharaui - Marrocos, apesar de ter uma enorme superioridade militar, com a sua estratégia de colunas fortemente armadas e muros defensivos não conseguiu deter a agilidade letal do Exército de Libertação Saharaui. A versatilidade e o conhecimento do meio ambiente e a aclimatação a ele tornam-se fatores inteiramente favoráveis ​​aos saharauis.

No início da guerra, em 1976, as forças da RASD tiveram de enfrentar dois países muito mais poderosos e armados, a Mauritânia e Marrocos, com a ajuda da França. Tratava-se de uma desvantagem colossal no campo de batalha, no entanto, o comando militar saharaui, então chefiado por Luali Mustafa Sayed [ morto em combate na Mauritânia a 9 de junho de 1976], optou por uma estratégia mista baseada na manutenção de uma ofensiva contida contra a parte forte da coligação, que era Marrocos. e dedicar mais esforços contra o lado fraco, a Mauritânia. Neste contexto, o Exército de Libertação Saharaui intensificou os seus ataques na Mauritânia até atingir o seu objectivo: provocar a retirada da Mauritânia depois de ter feito colapsar a sua economia e regime político, provocando a quebra do acordo com Marrocos e o consequente reconhecimento da RASD.



A retirada da Mauritânia deixou Marrocos bastante preocupado, obrigando-o a ocupar mais território saharauí e, portanto, mais área a proteger sem contar com a colaboração da Mauritânia, até então seu aliado. A estratégia saharaui deu certo e permitiu à RASD concentrar, desde então, todos os seus esforços no ataque às forças marroquinas a partir de 1979, com uma tática militar que combina surpresa, agilidade e um conhecimento hábil do território, bem como adaptação ao clima do deserto. Marrocos, apesar da sua superioridade militar, não conseguiu antecipar os ataques da RASD e, no início da década de 1980, optou por uma estratégia defensiva que consistia em proteger as cidades saharauis economicamente mais importantes. As verdadeiras intenções por detrás da recuperação daquilo a que chamou de integridade territorial marroquina são mostradas aqui e tornam-se bem evidentes.

A coordenação das FAR marroquinas era precária visto que, naqueles anos, Hassán II ainda temia os militares, já que estes haviam tentado por duas ocasiões (1970,1971) depô-lo através de um golpe de Estado, de modo que o monarca concedia ao alto comando a capacidade para iniciar operações militares, o redundava num caos operacional. Assim, a Polisario realizou emboscadas bem sucedidas penetrando em território marroquino, como foi o caso de Tan Tan.


Nesta conjuntura, sem a Mauritânia e ainda sem recorrer à ajuda saudita e israelita para construir o muro, o Exército de Libertação Saharaui concebe uma das maiores ofensivas da sua história, a ofensiva '' Houari Boumediene '' na qual se mobilizaram mais de 5.000 militares, conseguindo invadir e ocupar a cidade marroquina de Tan Tan, libertar seus prisioneiros e destruir tudo. Reconquistaram Tirafiti e Amgala, uma emboscada letal no Cabo Juby, voltaram a atacar a cidade de Assa em solo marroquino e ocuparam Dakka, mas o prato mais forte que mostrava que Marrocos estava a perder a guerra veio com a incursão saharaui na cidade de Smara [a 2.ª cidade mais importante do Sahara Ocidental] e a libertação de 700 presos, intervindo então a aviação francesa que obrigou os saharauis a recuar taticamente; no entanto, na sua retirada os saharauis atacaram a base de Mahbes, conseguindo ocupá-la. A vulnerabilidade marroquina era evidente e a RASD não dava trégua. Os próprios marroquinos viram a ferocidade dos combatentes saharauis quando ocuparam as suas cidades e explodiram as suas bases. Estas operações provocaram uma reunião de emergência no Parlamento marroquino, uma vez que a catástrofe que estava a acontecer não podia ser escondida da opinião pública. Hassan II reconheceu que tinham dificuldades e destituiu o Coronel Bennani, encarregado do Sahara, pelo Coronel Abrouk em 1979.



Entramos na década de 1980 e Marrocos, consciente da sua ineficácia no controle do território e forçado pelas severas derrotas sofridas, mais uma vez modifica sua estratégia e abandona as posições menores e concentra sua ação militar na defesa do triângulo de maior riqueza do Sahara Ocidental , que inclui Bu Craa (minas de fosfatos a céu aberto), Smara e El Aaiún, através do reforço de unidades marroquinas com armas de todos os tipos. No entanto, as FAR marroquinas continuaram a demonstrar a sua incapacidade de realizar operações militares complexas contra um inimigo convicto como a Polisario.

Marrocos, desgastado pela intensa guerra em que se surpreendeu com a capacidade saharaui, conclui que a vitória militar era praticamente impossível. Neste contexto, a estratégia do Exército de Libertação Saharaui leva o inimigo invasor contra as cordas e obriga-o novamente a mudar os seus planos de guerra. O comando militar marroquino decide-se por uma nova estratégia que consistia em adotar uma atitude defensiva através de posições estáticas. Entre agosto de 1980 e abril de 1987, construiu seis muros formados por aterros, fortificações armadas, cercadas por minas antipessoal e com um amplo detetor de movimentos. Este trabalho colossal inspirado na linha de Bar Lev representou um enorme gasto militar, humano e económico e reflete em grande escala o nível de confusão em que se encontrava o comando militar marroquino. O muro militar foi erguido com o objetivo de evitar as incursões saharauis e para que, caso ocorressem, as cercassem e aniquilassem. No entanto, foram ineficazes no momento da verdade, uma vez que a sua implementação não foi capaz de impedir as penetrações do Exército de Libertação Saharaui, iniciadas sem cessar desde Setembro de 1983 , tendo sido penetrado sobretudo a partir de 1986, sendo dado como ultrapassada a situação criada pelos muros após a Batalha de Um Dreiga, em outubro de 1989, quando unidades militares saharauis invadiram mais de 50 quilómetros para lá das muralhas defensivas, demonstrando a sua ineficácia militar. A partir daqui, Marrocos começou a pensar seriamente num cessar-fogo, ciente de que o tempo estava trabalhando a seu favor.



Como se pode constatar, o Exército de Libertação Saharaui soube adaptar-se às condições impostas por Marrocos e repensar continuamente a sua acção militar até atingir o seu objectivo. A estratégia combinada de velocidade e ação assente numa formidável vontade de sacrifício fez com que o moral dos marroquinos afundasse e levasse a consequentes derrotas. Por outro lado, no que diz respeito aos muros, a história mostra-nos que o seu benefício não é proporcional ao seu custo. Temos a Linha Bar Lev, o Muro do Atlântico, a Linha Maginot e a Linha Siegfried, e nenhum deles impediu a penetração do lado inimigo, pelo que o muro militar marroquino não ia ser uma exceção a esta regra histórica.

Enquadradas nessas condições, duas vantagens decisivas emergem para o ELPS no campo de batalha; A primeira é que por ter a iniciativa ofensiva, impõe ao inimigo onde e quando cada cada batalha será travada, esta vantagem aumenta ainda mais se tivermos em conta que os saharauis conhecem o território e se adaptam às inclemências oferecidas pelo ambiente desértico, sendo consequentemente o Verão o pesadelo das FAR. A segunda vantagem é que, por serem fixas as posições das FAR, os combatentes da RASD sabem a todo o momento onde estão os marroquinos, enquanto os marroquinos nunca o saberão, dada a mobilidade da Polisario. Esta vantagem constitui um fator determinante na realização de um ataque imprevisto ou emboscada, sofrido pelas FAR até à exaustão. Esses ataques, como vemos atualmente nesta segunda guerra, acabam desmoralizando o inimigo, mantendo-o em constante estado de alerta, com pequenas perdas que se tornam significativas com a evolução do conflito.


Actualmente, vemos como a estratégia de Marrocos renuncia a todas as iniciativas e a sua ação militar se limita em repelir os ataques, sem sair do muro, dando ao ELPS toda a iniciativa e liberdade de ação, embora, por enquanto, não de movimento. No futuro; determinação, audácia, surpresa e agilidade serão a espinha dorsal da táctica saharaui até penetrar no muro marroquino, o que, como mostra a história, será uma questão de tempo. Esses elementos deverão ser combinados de acordo com os objetivos políticos e militares até que o propósito desejado seja alcançado.

 #ELPS, #Guerra, #SaharaOccidental

Sem comentários:

Enviar um comentário