terça-feira, 12 de janeiro de 2021

John Bolton pede à administração Biden que reverta a proclamação de Trump sobre o Sahara Ocidental

 

Em entrevista à Foreign Press Association, o ex-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, pediu à administração de Joe Biden para reverter a proclamação de Trump sobre o Sahara Ocidental.

O republicano conservador e veterano diplomata conhece como poucos o dossiê do Sahara Ocidental tendo sido o mais próximo colaborador de James Baker quando este foi Enviado Pessoal do SG das Nações Unidas para o território. Bolton afirmou que a MINURSO tem como mandato organizar um referendo no Sahara Ocidental.

“O abandono pela administração de Trump dos compromissos relativos à questão do Sahara Ocidental é um motivo para que a administração de Biden corrija o referido erro”, afirmou Bolton, sublinhando que os EUA “não deveria ter consulado nas partes ocupadas do Sahara Ocidental”.

O diplomata instou o seu país a “deixar de falar da autonomia nas Nações Unidas [proposta por Marrocos a partir de 2007 após conhecer os cadernos eleitorais dos saharuis que poderiam participar no referendo] e começar a promover o referendo pelo qual foi fundada a MINURSO em 1991”.

Fonte: El Portal Diplomático

Sem comentários:

Enviar um comentário