terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Suécia pede a Marrocos que acate aplicação das resoluções das Nações Unidas

 


A ministra de Exteriores de Suécia, Ann Linde, pediu hoje ao seu homólogo marroquino, Naser Bourita, a aplicação das resoluções das Nações Unidas sobre o Sahara Ocidental.

Num Tweet hoje publicado, a ministra afirma: “Discutimos áreas de cooperação reforçada entre os nossos países e a situação de segurança na região do Sahel. Também acordámos a necessidade de um processo facilitado pela ONU para o Sahara Ocidental”, referiu a ministra sueca sobre a reunião que manteve com o MNE marroquino.

A ministra de Assuntos Exteriores da Suécia havia sublinhado há dias a necessidade de um referendo livre de autodeterminação no Sahara Ocidental.



As declarações da chefe de diplomacia sueca foram proferidas durante uma entrevista digital organizada pelas Juventudes Socialistas Suecas, dedicada ao debate sobre a política exterior da Suécia, as relações internacionais e as posições políticas e de solidariedade do país em relação a determinadas causas de libertação, descolonização e direitos humanos.

Na ocasião, Ann Linde sublinhou que a Suécia "sempre se opôs a qualquer acordo ilegal dentro da UE, como o acordo de pesca, entre outros, defendendo a importância de dar ao povo saharaui acesso aos seus direitos humanos".

Fonte: agências

 

Sem comentários:

Enviar um comentário