domingo, 21 de fevereiro de 2021

'Biden deve desfazer a decisão prejudicial de Trump sobre o Sahara Ocidental'

 

KERRY KENNEDY - ativista dos direitos humanos e escritora, preside à fundação que leva o nome do seu pai, a Robert F. Kennedy Human Rights. 

Artigo publicado no sítio do Africaportal.org 

 

Em agosto de 2012, a minha filha Mariah e eu participámos de uma viagem da delegação internacional de direitos humanos ao Sahara Ocidental, onde nos encontrámos com centenas e centenas de vítimas de abuso. As pessoas disseram-nos que tinham sido ameaçadas, espancadas, violadas, torturadas e que familiares tinham sido mortos, todos por criticarem o regime marroquino ou por reclamarem a autodeterminação.

Em todos os lugares que fomos, fomos seguidos. Num ponto durante o percurso, encontrámos um punhado de homens atacando um grupo de mulheres. Parámos para chegar mais perto dessa cena horrível, que Mariah começou a gravar na câmera. Logo, vários homens cercaram o nosso carro para bloquear a nossa visão. Um dos brutamontes entrou pela janela para pegar a câmera de minha filha.

A distinta galardoada com o Prémio Robert F. Kennedy de Direitos Humanos, Aminatou Haidar, que estava viajando conosco, reconheceu os bandidos imediatamente. Disse que eles eram da temida Direção-Geral de Vigilância Territorial - polícia secreta marroquina. Ela apontou para o líder e disse que ele tinha dito ao seu filho de 13 anos: "Vou-te estuprar até que fiques paralisado."

Dois membros da nossa delegação seguiram uma mulher espancada até ao hospital e tiraram fotos do seu rosto ensanguentado e magoado. Mais tarde, naquela noite, os funcionários do hospital que nos deixaram entrar foram informados que poderiam ser demitidos.

Nessa mesma semana, conhecemos uma dúzia de mulheres cujos filhos e maridos foram espancados e permanecem na prisão por seu ativismo não-violento. Encontrámo-nos com um grupo de homens que nos mostrou vídeos caseiros de manifestantes pacíficos a serem assediados, pontapeados e espancados com cassetetes pela polícia.

Reunimo-nos com um grupo de advogados que nos disseram que, a partir de 1999, tinham representado mais de 500 casos, tal como aquele que testemunhámos naquele dia; manifestantes pacíficos, feridos, ensanguentados, muitas vezes assassinados e sempre, falsamente acusados de algum crime. Estes advogados estimaram que, ao longo de todos esses anos, os tribunais tenham absolvido apenas um réu saharaui.

A falta de adesão de Marrocos à decência básica e às normas internacionais não impediu o governo Trump de vender os aliados dos Estados Unidos. Em dezembro de 2020, a administração negociou o direito saharaui à autodeterminação - o mandato sobre o qual os EUA formaram a sua nacionalidade - por um acordo em que Marrocos reconhece Israel, ignorando décadas de esforços das Nações Unidas (ONU) para chegar a um acordo entre a Frente Polisario e Marrocos.

Este quid pro quo para normalizar as relações entre Israel e um Estado árabe é o quarto acordo desse tipo que os EUA firmaram nos últimos meses. Embora as vitórias sejam claras para Israel e Marrocos, o povo saharaui fica mais uma vez vulnerável e ignorado.

Sendo uma das poucas organizações de direitos humanos autorizadas pelas autoridades a visitar o território, sabemos que as coisas só pioraram. Em dezembro passado, Aminetu Haidar, uma das defensoras dos direitos humanos mais proeminentes do mundo, começou a sofrer uma nova onda de assédio, incluindo a vigilância constante e uma campanha difamatória, depois de ter anunciado a criação de uma nova organização empenhada em defender os direitos do povo saharaui à liberdade, à independência e à dignidade através de meios não violentos legítimos.


"No Sahara Ocidental controlado por Marrocos, a esmagadora presença de forças de segurança, as violações dos direitos à vida, à liberdade, à integridade pessoal e à liberdade de expressão, reunião e associação criam um estado de medo e intimidação que viola o Estado de direito e o respeito pelos direitos humanos do povo saharaui".


Em todo este tempo, um referendo de autodeterminação para o território, há muito prometido, ainda não teve lugar. Enquanto isso, os 500 mil saharauis que vivem na região são forçados a viver num estado de opressão que eles conhecem há quase quatro décadas, causando efeitos negativos a longo prazo para a sua cultura e bem-estar geral.

Muitos saharauis não conseguem encontrar trabalho, manter uma família estável ou manter-se em contacto com as suas famílias. Indivíduos que participam em protestos pacíficos e que são conhecidos por simpatizar com a Frente Polisario enfrentam discriminação, assédio, espancamentos e detenção pela polícia e outros agentes do Estado marroquino.

Além disso, 125.000 refugiados saharauis continuam a subsistir no que se pretendia serem campos temporários estabelecidos perto de Tindouf, na Argélia, em 1976.

Durante a nossa viagem de 2012, a nossa delegação observou condições nos acampamentos que não podem ser aceites como parte de qualquer padrão de vida permanente, incluindo exposição permanente a calor extremo, eletricidade e saneamento limitados, falta de acesso a alimentos nutritivos e capacidade muito limitada de trabalhar. Infelizmente, quase uma década depois da nossa visita, a situação não melhorou.

Apesar das obrigações internacionais de Marrocos em matéria de direitos humanos, os abusos cometidos contra o povo saharaui, que vive num estado de constante medo e opressão, são quase impunes.

No Sahara Ocidental controlado por Marrocos, a esmagadora presença de forças de segurança, as violações dos direitos à vida, à liberdade, à integridade pessoal e à liberdade de expressão, reunião e associação criam um estado de medo e intimidação que viola o Estado de direito e o respeito pelos direitos humanos do povo saharaui. Praticamente não há processo contra violações de direitos humanos e os responsáveis pelas violações e torturas andam livremente nas ruas. Embora a Comissão de Equidade e Reconciliação criada por Marrocos em 2004 tenha desempenhado um papel importante no início de um processo para lidar com as atrocidades do passado, as reformas de Marrocos não conseguiram reforçar eficazmente a proteção dos direitos humanos no Sahara Ocidental. Os poderes discricionários reais permitem que o rei opere fora dos domínios de controlos e equilíbrios adequados, e aqueles que defendem o seu direito à autodeterminação ou que denunciam as violações dos direitos humanos cometidas pelas autoridades marroquinas continuam a estar particularmente em risco. O reconhecimento pela administração Trump da soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental vem na esteira da agressão militar marroquina na localidade de Gueguerat, no Sahara Ocidental, em 13 de novembro de 2020, e ameaçou o já frágil acordo de cessar-fogo com a Frente Polisario, que estava em vigor há quase 30 anos. Como alguém que, há anos, tem trabalhado ativamente pela paz na região, acredito ser evidente que a administração Trump brincou com fogo.

Para que a situação não se agrave ainda mais, o governo Biden deve rapidamente desfazer a decisão prejudicial de Trump sobre o Sahara Ocidental, declarando o seu desacordo com ele e, em vez disso, apoiar ativamente um reforço da missão da ONU.

Isso inclui a nomeação de um novo Enviado Pessoal [do SG da ONU ] para o Sahara Ocidental, um cargo crítico que está há mais de 18 meses por preencher, bem como a inclusão de um mandato de direitos humanos há muito esperado para a missão de manutenção da paz da ONU na região.

Na campanha, Biden prometeu que a América voltaria a dar o exemplo nos assuntos internacionais. Este é um primeiro teste chave.

Sem comentários:

Enviar um comentário